Após uma vida dedicada ao trabalho, muitos profissionais se aposentam com uma grande carga de expectativa sobre o futuro. A resposta à pergunta “O que fazer agora?” foi debatida durante dois meses por 10 servidores do Centro Administrativo, que agora estão preparados para aproveitar a aposentadoria sem medo. A iniciativa dos profissionais do Centro de Saúde do Servidor, ligado a Secretaria de Estado da Administração, terá mais uma edição a partir de agosto.
A psicóloga Cristiane Araújo, que coordena o grupo, explica que a ideia surgiu após vários servidores se decepcionarem com a aposentadoria. “Há uma visão muito romântica do período pós-trabalho, mas as pessoas se deparam com um grande tempo ocioso, com o corte de vínculos de amizades motivadas pelo trabalho, com o estranhamento nas relações familiares e até com dificuldades financeiras”, explica a psicóloga.
A servidora Rosemarie Toro, que atua na Ouvidoria Geral e no Estado há 35 anos, traçou os planos para 2016, quando se aposenta. “Quero me dedicar a minha família, viajar, organizar fotografias e a história dos antepassados. Quero voltar a aprender música e dançar com meu marido”, explica a servidora. Rosemarie diz que os planos fazem parte de uma nova fase que os profissionais estão passando. “Estamos vivendo cada vez mais e é importante se preparar para isto”, conclui a servidora.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.