Antes de tomar essa importante decisão, é preciso se certificar que tudo irá dar certo na novaempreitada
Com as facilidades de se abrir um negócio online, profissionais empregados formalmente vêm cada vez mais deixando a carreira tradicional para se dedicar exclusivamente à digital. E, em muitos casos, para atuar até em área diferente da de formação. O promissor mercado online pode gerar grande empolgação inicial, mas, segundo o especialista Alan Pakes, fundador do CONAED (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital), é preciso saber a hora certa de jogar tudo para o alto e mergulhar de cabeça no novo negócio.
Pakes diz que na começo é possível conciliar as duas ocupações. “Você pode fazer isso em paralelo com o seu emprego atual, sem ter que deixá-lo inicialmente, porque algumas tarefas, como o planejamento, o desenvolvimento de produto e o site de vendas podem ser feitas nas horas livres”, explica.
Depois de já ter iniciado o negócio online, chega a hora de decidir quando abandonar o emprego fixo. Segundo Pakes, antes de tomar essa importante decisão, é preciso se certificar que tudo irá dar certo na nova empreitada.
“É imprescindível ter uma reserva de dinheiro para o começo do empreendimento digital, quando ainda tiver poucos lucros”, ressalta ele. A resolução não se limita a pensar somente em se precaver financeiramente, mas estar confiante quanto ao novo desafio.
Pakes enumerou alguns passos para quem quer iniciar um novo negócio de sucesso e deixar o emprego formal sem arrependimentos. Confira:
1) Observe o mercado no qual você quer atuar. Estar ligado sobre a concorrência é importante, mas o primeiro passo é saber como os seus potenciais clientes se comportam ou irão reagir em relação ao produto que você está oferecendo. Para isso, procure saber o que as pessoas pensam por meio de notícias, conversando ou lendo. “Uma ideia inovadora que não vende, não vale nada”, afirma o especialista.
2) Conte com as pesquisas de mercado. Depois de analisar a concorrência e perceber que você tem um produto que atende uma necessidade ainda não suprida pelo mercado, o ideal é saber se existe a demanda para sua novidade. Sendo assim, procure conversar com desconhecidos, que não têm a obrigação de aprovar o seu produto, e não somente amigos e familiares, que podem ser tendenciosos. “Evite mercados muito generalizados. Foque no seu nicho e tente conversar com o público que faz parte dele”, ensina Pakes.
3) Proponha novas soluções. Agora é o momento de se perguntar se o seu produto ou serviço é realmente inovador ou será mais uma opção para o comprador. “Será que o mercado precisa de mais uma solução para o problema? O que você pode fazer de diferente ou melhor? Não adianta lançar um produto se o seu público já está satisfeito”, diz ele.
4) Conheça a si. Feito o planejamento e após conhecer o seu mercado potencial tão bem, será preciso olhar para si e fazer uma auto reflexão. Sim, esta etapa é fundamental antes de abrir um negócio online. “É preciso se proteger dos comentários negativos e saber lidar com as críticas de outras pessoas que vão falar que é loucura abandonar um emprego tradicional para apostar n uma carreira digital”, revela Pakes. Para isso, o primeiro passo é se tornar uma pessoa mais segura e decidida do que quer na vida.
5) Faça um bom planejamento. Traçar um planejamento é importante para tomar qualquer decisão, principalmente quando o assunto é trabalho e dinheiro. Para fazer a transição do trabalho formal ao empreendimento digital, será preciso reservar dinheiro suficiente para lhe manter enquanto o negócio estiver engatinhando. “Se você não tem nenhuma reserva, mantenha seu emprego, mesmo que não suporte mais seu chefe, até que seu negócio comece a gerar receitas e você consiga manter o mesmo padrão de vida”, orienta Pakes.
6) Faça uma autoavaliação. A ideia do negócio online pode até ter sido concretizada depois de um excelente planejamento. O especialista lembra, no entanto, que a autoavaliação deve ser feita regularmente para não esquecer das metas ou ficar criando outras, o que acontece naturalmente. “Quando as pessoas entram no mercado digital com um planejamento feito de cabeça, acabam desviando do foco porque não se avaliam, e dessa forma, nunca chegarão ao resultado esperado”, conclui o especialista.
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