A maioria das pequenas empresas é fortemente pressionada a contratar a McKinsey, a Bain ou o Boston Consulting Group para refinar suas estratégias ou planos de marketing. Mas o que aconteceria se elas pudessem ter o melhor por poucas centenas de dólares?
Essa é a gênese por trás da HourlyNerd, uma espécie de Zipcar (rede de compartilhamento de automóveis) em que os alunos de MBA fazem o papel dos carros. A empresa foi fundada em fevereiro por três estudantes da Harvard Business School como parte de um projeto de curso e rapidamente ganhou força. A HourlyNerd recrutou um grupo de aproximadamente 500 atuais e ex-alunos de MBA das escolas de primeira linha.
“Nós identificamos que havia uma real necessidade das pequenas empresas de ter algo assim, e elas não podiam pagar por isso”, diz o cofundador Patrick Petitti.
Aqui está como funciona: As empresas publicam seus projetos on-line e os alunos e ex-alunos de MBA fazem uma oferta. Os custos variam de cerca de US$ 10 até US$ 50 por hora, apesar de que os alunos com as credenciais mais impressionantes podem pedir até US$ 100. A empresa faz um pagamento antecipado para a HourlyNerd, que segura o dinheiro até que o trabalho esteja concluído. Nesse momento o aluno – ou ex-aluno – é pago e a HourlyNerd recebe uma parte da empresa (10%, mais 3,5% de taxa de transação) e outra do estudante (5%).
Os alunos de MBA que trabalham através da HourlyNerd concluíram cerca de 30 projetos até agora. Um aluno de MBA da Darden School of Business, da Universidade da Virginia, recebeu US$ 250 para incrementar o site de um florista de Boston e um estudante da Kellogg School of Management, da Universidade Northwestern, fez uma análise de marketing para uma startup de varejo de luxo na região de Boston. Os alunos de MBA estão atualmente em um trabalho de plano de marketing para um bar e restaurante em Cambridge, no Estado de Massachusetts, e em outro plano para impulsionar o lucro de uma academia de ginástica em Cambridge.
Mas nem todos são pequenas empresas – um cliente está contratando os alunos de MBA para aconselhá-lo em formas de impulsionar investimentos na Nicarágua e fazer a apresentação ao ministro das Finanças do país – e isso é uma grande parte do apelo para os estudantes, diz Petitti.
“Para um aluno de MBA, US$ 50 por hora é bom”, diz Petitti, “mas o real valor é ajudá-los a construir currículo e lhes dar experiência em algo que não devem ter feito de outra forma.”
A HourlyNerd não é a primeira a tentar a ideia de “aluguel de alunos de MBA”. A MBA & Co., lançada em 2009 por formados na Iese Business School, da Espanha, e na ESCP Europe quando o mercado para os talentos de MBA sofreu um baque, foi alvo dos formados em escolas de negócios com muitas competências e uma carência de ofertas de trabalho. Nos primeiros três meses no mercado, 2 mil formados em MBAs e atuais estudantes se inscreveram. A empresa hoje tem escritórios em Londres e Nova York, garantiu recentemente US$ 1,2 milhão em financiamento e contratou David Kelly, ex-diretor de operações do eBay, como presidente.
Petitti começou a HourlyNerd com Rob Biederman e Peter Maglathlin como parte do “Experiências de Imersão em Campo para Desenvolvimento de Lideranças” da Harvard Business School, que designa os estudantes por equipes, lhes dá US$ 5 mil e diz a eles para começar um negócio. O interesse inicial foi “mais do que esperávamos”, diz Petitti, acrescentando que a empresa decolou depois de apresentar a ideia a gestores do programa de educação executiva de Harvard.
Uma das vantagens do HourlyNerd, diz Petitti, é que os consultores são, quase todos, atuais estudantes das 20 melhores escolas americanas e de instituições internacionais de elite. Eles já foram cuidadosamente avaliados no processo de admissão e têm acesso a uma rede de contatos de colegas, professores e outras fontes disponíveis apenas através das escolas de negócios. (Bloomber Businessweek)
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