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PMEs não podem deixar a experiência do cliente de lado

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Novax Telecom
24 de março de 2019 - 14:10

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Experiência do cliente numa PME

Quando se é uma PME (Pequena ou Média Empresa), são muitos os desafios para obter bons resultados em mercados competitivos, muitas vezes dominados por empresas maiores. Porém, quando se trabalha em cima da experiência do cliente, é possível encontrar um foco de trabalho que permitirá bom crescimento.

Clientes voltam a comprar da sua marca

A maneira como um consumidor se sente quando ele interage com a sua marca determina se ele voltará ou não a fazer negócios com você. Caso você consiga impressioná-lo, são maiores as chances de ele querer fazer uma nova aquisição com a sua marca. Muitas PMEs imaginam que para que isso ocorra com efetividade, é preciso criar uma experiência do cliente que seja complexa e incrivelmente memorável. No entanto, não é preciso desenvolver um grande case de sucesso a cada venda. O importante é focar na entrega de valor enquanto promove-se um engajamento emocional.

Atração de novos clientes

Conquistar novos clientes é um grande desafio para uma PME. Estando muitas no começo de sua atuação no mercado e tendo que lidar com grandes players, atrair consumidores não costuma ser das tarefas mais fáceis. No entanto, quando param de focar somente na promoção de seu produto e entendem a importância da experiência do cliente, PMEs começam a ver resultados melhores. Impressionar um cliente com uma boa experiência impulsiona o boca a boca, que é o melhor tipo de publicidade, por não ter custo nenhum e por ser muito mais confiável.

Melhor reputação na internet

Uma marca pouco conhecida de uma PME pode gerar desconfiança em um consumidor que ainda não a conhece bem. Em tempos digitais, é bem provável que ele vá pesquisar na internet para saber opiniões de terceiros sobre a experiência de compra e quais foram suas percepções durante o contato com a marca. Ou seja, usarão a internet para se informar sobre a experiência do cliente. Redes sociais e sites de reclamações ou reviews são extremamente importantes para a reputação de uma marca hoje em dia. Percebe-se, claramente, que as empresas pouco engajadas com a experiência do cliente sofrem com opiniões negativas, enquanto que outras se beneficiam com, novamente, um boca a boca.

Criação de um cenário mais estável

A forma como você trata os seus clientes fica com você por muito mais tempo do que você imagina. Logo, isso pode ser algo bom, como pode ser ruim. Tudo dependerá do foco que a sua PME der para a criação e desenvolvimento da sua experiência do cliente. Se por um lado um consumidor pode continuar por alguns anos comprando de uma marca após uma boa experiência, outro consumidor pode desistir imediatamente de fazer negócios com você caso a experiência entregue seja ruim ou completamente decepcionante.

Assim sendo, ao invés de procurar ser o próximo unicórnio (marca como o Uber, que de empresas pequenas, tornam-se rapidamente gigantes com um crescimento super acelerado), procure fazer o básico, isto é, satisfazer os seus clientes em todos os níveis, promovendo um bom e estável crescimento para a criação de uma marca realmente sólida e duradoura.

Possui ou trabalha em uma PME? Deixe seu comentário e compartilhe as suas experiências conosco!

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