Por: Juliano Souza
O que uma marca pode fazer para conquistar novos e cativar antigos clientes quando já está consolidada no mercado? Essa é uma pergunta que qualquer empresa precisa fazer para evitar a posição de conforto que, em pouco tempo, pode resultar em queda nos resultados.
Existem diversas opções para não estagnar, como investir em novos produtos, melhorar o relacionamento com cliente e incentivar o consumidor por meio de promoções, que podem trazer novo fôlego. Outra forma de alcançar tais objetivos em menos tempo e com mais facilidade é selando parcerias.
A união entre duas companhias obviamente não acontece de um dia para o outro. Antes de fechar acordos, é preciso observar o resultado de pesquisas de mercado, analisar os produtos e serviços prestados e avaliar o público de ambos os empreendimentos para saber se há sinergia nas ações e discursos.
É essencial que as empresas tenham características em comum – isso não significa que elas necessitam agir da mesma forma em tudo nem no mesmo nicho, mas alguns valores seguidos e a vontade de alcançar objetivos têm de ser complementares. Essa relação pode começar como um contato entre cliente e fornecedor, sendo aprofundada aos poucos até chegar à ação conjunta – uma linha nova de produtos, o aumento do portfólio de itens, a expansão do segmento de atuação e até novas identidades para as marcas, por exemplo.
Essas iniciativas mostram como uma empresa é capaz de se reinventar para atender todas as necessidades possíveis dos clientes que, sem dúvida, acabam se tornando não apenas consumidores, mas verdadeiros fãs das marcas em que confiam. Nas relações corporativas, deixar portas abertas com outros empreendedores representa oportunidades de mercado e incentiva a concorrência saudável e amigável entre empresas.
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