FAQ é a sigla em inglês que corresponde a expressão FrequentlyAskedQuestions, que em português significa Perguntas Mais Frequentes. Para equipes de atendimento ao cliente, elaborar um FAQ pode ser de grande ajuda pois, desse modo, uma parte substancial dos clientes consegue encontrar as respostas para as suas perguntas sem a necessidade de contatar um atendente, o que por si só já é capaz de descongestionar as linhas de atendimento e torná-las mais rápidas.
Por essa razão, quase todas as empresas utilizam em seus sites uma sessão exclusiva para responder a essas perguntas mais frequentes, denominando a mesma de FAQ. Porém, toda a eficácia do FAQ depende diretamente das perguntas respondidas nele, pois essas devem ser capazes de tirar as principais dúvidas que os consumidores possuíam sobre a marca e os seus produtos ou serviços.
Tendo isso em mente, listamos a seguir algumas dicas importantes sobre como elaborar um FAQ eficiente para o site de uma empresa.
1) Faça um levantamento das dúvidas e perguntas mais comuns feitas pelos clientes.
O primeiro passo é reunir a equipe e listar quais são as perguntas mais respondidas pelos atendentes. Nesse momento, é importante notar se algumas delas são parecidas e, caso possível, transformá-las em uma só pois o objetivo do FAQ é reunir apenas as mais frequentes, de modo que não se torne grande demais e, consequentemente, cansativo para os clientes.
2) Responda as perguntas de forma simples e direta.
Ao responder as dúvidas, é essencial adotar um estilo fácil de entender e que vá direto ao ponto pois respostas longas demais podem confundir os consumidores ou acabar fazendo com que eles desistam de encontrar a resposta através do FAQ.
3) Realize atualizações de tempos em tempos.
As perguntas mais frequentes de uma empresa podem variar muito com o tempo e por essa razão, é fundamental manter o FAQ sempre atualizado de acordo com as dúvidas mais frequentes daquele momento. Para isso, o indicado é realizar essas atualizações ao menos entre duas e quatro vezes ao ano.
Com o Acelerato, uma ferramenta online multitarefas, o atendimento ao cliente de uma empresa pode se tornar muito mais rápido e eficiente. Isso acontece, pois, o sistema permite que o atendimento seja realizado de qualquer lugar, além de organizar os assuntos mais importantes de forma que facilite o trabalho de toda a equipe de atendimento.
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