Por: Alexandre Franzolim
È comum vermos slides que possuem mais de uma informação, desde os famosos bullet-points até mesmo quatro ou cinco gráficos juntos com um espremido parágrafo longo entre eles, o importante é sempre lembrarmos que a zueira persistência não tem limites: sempre haverá alguém disposto a enfiar informação dentro de um slide até não caber uma vírgula e, aí sim, este alguém se sentirá pronto para apresentar.
PAREM AS MÁQUINAS!
Vamos às razões para você, de uma vez por todas, parar de tratar o slide como se fosse o “quarto da bagunça” que todo recém-casado possui:
Razão pelo viés da ciência
Existem razões relacionadas à nossa saúde (quando digo “nossa” entenda como “nós, que assistiremos aos seus horríveis slides poluídos”), como por exemplo o Transtorno por Excesso de Informação, ou então Síndrome da Fadiga Crônica, causando exaustão mental, depressão, distúrbios digestivos (haja intervalo para ir ao banheiro) e ansiedade (o que significa, geralmente, alterações no batimento cardíaco e na respiração).
Razão pelo viés do design
Não entenda design como “deixar algo bonito”, ele é mais que isso. Sua essência é forma e função, isto é, todos os detalhes dele são justificáveis de acordo com sua necessidade (função) – o que não é útil deverá ser descartado. Limpe sua informação, apare as bordas e rebarbas, deixe apenas o que realmente é importante para sua audiência no momento em que exibir o slide.
Razão pelo viés do comportamento humano
Muitos se impressionam ao visitar a Times Square, a quantidade de cores e luzes por metro quadrado são realmente impactantes, milhões de anúncios cercando as pessoas que ali estão, e isso é simplesmente horrível. Você não sabe para onde olhar, é muita informação ao mesmo tempo! Assim como seus slides. Quer uma solução simples e que não irá atrapalhar? Coloque uma informação por slide. Assim, o foco será apenas na informação que está falando no momento, e evitará que a audiência fique lendo outras informações senão aquela que está sendo apresentada verbalmente.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.