Por: Aline Wolff
Alice Schuch revela à mulher o ponto de partida para o caminho da liderança
A roupa reforça o estilo da inteligência pessoal. A ênfase é da pesquisadora e palestrante no universo feminino, Alice Schuch, ao citar os pontos vencedores para a mulher executiva. “O vestuário adequado para cada ocasião é item de partida para se reconhecer uma verdadeira líder”, diz.
A palestrante ilustra: “há algum tempo realizamos um workshop denominado ´Liderança Feminina em Ação’. Em uma das atividades, um participante seria o vendedor e o outro o comprador. Um dos casais negociadores era formado por uma jovem grande líder e por um rapaz com um potencial muito menor em todos os sentidos. Ela logo mostrou sua desenvoltura e tudo parecia conspirar para dar-lhe a vitória. De repente ela começou a confundir-se, perder força e foco. Ele dominou a situação e a venceu. Sabem o que aconteceu? Ela usava uma miniblusa que deixava transparecer uma estreita faixa de pele na região da cintura. O negócio estava ganho quando o rapaz competidor deu início a um jogo de sedução, olhando insistentemente para a região descoberta. Ela, perdendo o controle da situação, perdeu também o negócio”.
A respeito da psicologia do líder, o fundador da Ciência Ontopsicológica, professor Antonio Meneghetti, explica em literatura que quando dois líderes se apresentam, cada um olha para o outro e examina também o modo como se veste. “Tudo serve para verificar se aquele que tem defronte é pessoa inteligente, honesta, que mantém aquilo prometido e é garantia do negócio que se quer realizar”. Líder, segundo ele, “é aquele que sabe servir, que sabe fazer funcionar a harmonia das relações para que exista o máximo de progresso específico ou resultado integral”.
De acordo com essa visão, Alice Schuch agrega que atentar para o cultivo da própria personalidade, para o modo de falar e para o próprio modo de vestir é essencial em toda a negociação. “Além do cuidado com o traje, no caso em que uma mulher pretenda crescer como inteligência, ascender a cargos de comando e neles se manter, não deve-se aceitar propostas de proteção ou de caráter erótico, que vão do simples olhar a jantares, presentes, gentilezas, insinuações ou pequenos gestos”, completa.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.