Por: José Ricardo Noronha
No mundo dos negócios, uma das mais importantes atividades e habilidades dos bons profissionais é a de se estabelecer um bom e poderoso “networking”. E o que vem a ser “networking” mesmo? De forma bastante simples, penso que “networking” é a arte de se criar e fomentar ao longo do tempo uma rede de relacionamento que tenha por princípios de existência o desejo genuíno de ajudar e aprender com o próximo e de se buscar oportunidades de negócios interessantes para ambas as partes (que muito tem a ver com o conceito de “win win” ou “ganha ganha”).
No entanto, ao longo dos tempos, o conceito de “networking” ganhou novas facetas que nada tem a ver com os princípios acima. Ainda vejo muitos “profissionais do relacionamento” que saem distribuindo seus cartões de visita ou brochuras de seus produtos e serviços sem demonstrar qualquer desejo real de se estabelecer um relacionamento verdadeiramente interessado na outra parte e de onde podem (do verbo “poder”) surgir oportunidades de negócios que tragam benefícios mútuos.
Aliás, outro dia, ouvi em uma palestra excepcional do Alexandre Caldini, Presidente do Valor Econômico, que “networking” é a arte de ser interessante, sem ser interesseiro. Descrição precisa, inteligente, realista e infelizmente não colocada em prática por tanta gente que ainda acredita que o mais importante no processo de montagem de uma rede de relacionamentos é a quantidade ao invés da qualidade. Afinal, do que vale ter milhares de pessoas em suas redes de contato pessoais, profissionais e sociais (Linkedin, Facebook etc), se todos estes contatos forem apenas superficiais?
Abaixo eu compartilho 8 dicas muito bacanas para montar um “networking” eficaz e poderoso:
Tenha interesse genuíno nas pessoas. Mostre-se realmente interessado em conhecer outras pessoas, com visões e experiências distintas das suas e aprenda o máximo que puder com elas. A ideia é ampliar o seu repertório de conhecimento sempre. E quando for pedir ajuda, tente ser o mais específico que puder deixando claro os seus objetivos profissionais e as suas “empresas alvo” que devem ser aquelas que você enxerga plena congruência entre os valores, princípios, missão e visão de existência com os seus;
Rede de relacionamento é para ser usada com sabedoria sempre. Não use sua rede de contatos somente quando estiver em busca de uma nova oportunidade profissional, pois isso soa interesseiro e oportunista demais;
Não seja um mero distribuidor de cartões. Distribua cartões de visita nos momentos e ocasiões oportunas e sempre que puder faça pequenas anotações no verso do cartão que o permitam depois registrar corretamente os dados e características peculiares daquela pessoa;
Ajude de bom coração. Mostre-se sempre pronto a ajudar os outros com conselhos, dicas, recomendações e indicações sem querer nada (absolutamente nada mesmo!) em troca. Tenha sempre a certeza de que quando ajudamos sem nada querer em troca que o mundo se incumbe de nos dar de volta muito mais do que aquilo que imaginávamos que poderíamos conseguir;
Amplie a extensão do seu networking o quanto puder. O bom “networking” nunca deve se resumir apenas aos contatos de fora da sua empresa. Amplie as possibilidades ao se conectar com o maior número de colegas que puder, especialmente levando em consideração que a tendência é que eles sejam os melhores conhecedores das suas habilidades, pontos fortes, dons e competências específicas;
Nunca confie demais na sua rede de relacionamentos. “Networking” é apenas um dos muitos instrumentos que lhe permitem sempre estar bem colocado e com boa visibilidade e empregabilidade no mercado. Credibilidade e confiança se conquistam ao longo do tempo através de relacionamentos reais e pautados no interesse de desenvolvimento mútuo;
Foque em qualidade e não em quantidade. Regra de ouro para um “networking” bem realizado. O foco deve ser sempre na construção de uma rede de relacionamento eficiente e a mais diversa possível (para ampliar suas possibilidades e oportunidades). E eficiência muitas vezes não combina com quantidade, pois quão maior for a rede de relacionamentos menores são as possibilidades de se estabelecer relações reais e mais profundas com as pessoas;
Lei da reciprocidade. Vale aqui reforçar: networking é a arte de se ser interessante, sem ser interesseiro. Portanto, sempre que obtiver a ajuda de alguém, faça o que puder para retribuir. Esteja sempre em contato com seus contatos e não apenas nos momentos em que precisar de ajuda. E sempre que puder compartilhe artigos e experiências que acredita possam ser de grande valia para seus contatos.
Portanto, cuide sempre e com o maior carinho e cuidado da sua rede de relacionamentos, pois ela é um instrumento poderosíssimo para o seu sucesso e para o sucesso dos seus contatos. Sim, reciprocidade é tudo quando se fala em “networking”! Sucesso!
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