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06 de maio de 2015 - 18:02

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Está insatisfeito com seu trabalho? Peça demissão e vá para outro. Simples assim, não? Não. Quem já passou por isso sabe que na prática tomar essa decisão não é assim tão fácil

Por: Mauricio Seriacopi

“Está insatisfeito com seu trabalho? Peça demissão e vá para outro. Simples assim, não? Não, quem já passou por isso sabe que na prática tomar essa decisão não é assim tão fácil. Mesmo que esta seja a melhor atitude a ser tomada, muitas vezes o lado financeiro acaba pesando, fazendo com que o profissional protele a decisão e continue na empresa, mesmo estando muito insatisfeito”.

Segundo o especialista em consultoria a empresas familiares, palestrante, escritor, coach, gestor e consultor empresarial, Maurício Seriacopi, descobrir quais são as causas que levaram o profissional a deixar de gostar do trabalho é fundamental para a solução do problema, seja sair ou ficar na empresa.

“Em mais de 95% das pesquisas de clima organizacional realizadas, o fator comunicação aparece como o maior problema nas empresas. Isso porque é comum as pessoas acreditarem que aquilo que elas acham óbvio também é para o outro, gerando assim conflitos, desentendimentos e até mágoas. Nasce então, a impaciência e a intolerância, e permanecer no convívio das mesmas pessoas passa a ser quase que uma tortura”, explica o consultor.

Outro motivo freqüente, de acordo com Seriacopi, é o fato de ter uma rotina desinteressante, fazendo sempre a mesma coisa, sem nenhum desafio ou ainda, sem gostar. A remuneração inadequada é também algo de grande influência, mas aparece, em média no terceiro ou quarto lugar, nas pesquisas realizadas pelo consultor.

DICAS

1. Faça uma sincera auto-análise para descobrir se a insatisfação é um fator externo ou interno, isto é, provocado por algo no ambiente de trabalho ou se gerado dentro de você mesmo.

2. Abra um canal de comunicação com seus pares e líder para encontrar a solução. Às vezes, revelar o que lhe angustia, com a pessoa correta, pode levar a grandes e positivas descobertas.

3. Se tiver autonomia, procure alterar sua rotina tanto naquilo que faz como a forma como faz, mas se não tiver essa autonomia, procure seu líder e discuta a possibilidade dessa variação.

4. Crie metas próprias que lhe sejam desafiadoras e estimuladoras de como obter melhores resultados e aumento da sua produtividade.

5. Tenha uma mente empreendedora. Imagine que a empresa é sua e alguém lhe apresenta esse tipo de problema. Como você resolveria?

6. Estabeleça um período e contribua para que as mudanças aconteçam, acompanhando as medidas tomadas por você e pelos outros.

7. Mantenha-se atualizado dos acontecimentos internos na empresa e do próprio mercado.

8. Cuide com carinho da sua imagem, afinal muitas oportunidades podem surgir, mas aqueles que demonstram cansaço, insatisfação e desinteresse, jamais estarão no topo da lista dos preteridos a uma promoção.

9. Mantenha permanentemente sua empregabilidade em alta, para que não fique refém de seu emprego atual, seja por necessidades profissionais ou pessoais, principalmente financeiras.

10. Construa um network forte, onde você possa estar constantemente conversando sobre carreira e negócios, e não apenas com “bebedores de cerveja” nos happy hours.

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