Jun
30
29 de junho de 2016 - 18:02

Nao-saia-da-entrevista-de-emprego-sem-fazer-estas-perguntas-televendas-cobranca

Por: Claudia Gasparini

Numa entrevista de emprego, você pode ganhar pontos se conseguir se comportar também como entrevistador.

“O candidato é avaliado mais por suas perguntas do que por suas respostas”, afirma Fábio Saad, gerente sênior da Robert Half. Quanto mais inteligentes e certeiras, maior a chance de ele impressionar o recrutador.

Segundo ele, pessoas estritamente responsivas tendem a ser interpretadas como distantes, desinteressadas e até arrogantes. “O entrevistador pode até se perguntar se o candidato realmente entendeu tudo que foi conversado”, afirma Saad.

Segundo Felippe Virardi, gerente da Talenses, é fundamental fazer perguntas que demonstrem que o candidato está preparado e se interessa pelo trabalho e não só pelo emprego.

“É importante não fazer perguntas óbvias, cuja resposta você já deveria conhecer”, diz Virardi. Daí a importância de ler muito sobre a empresa antes e durante o processo seletivo.

“Não basta dar um Google”, diz Virardi. Conversar com pessoas que já trabalharam na empresa é uma forma de aprofundar a sua investigação. “Com esse preparo, você fará perguntas mais interessantes e pertinentes”, afirma ele.

Mas que tipo de questão vale a pena fazer ao entrevistador na hora H? Veja a seguir uma lista que preparamos com a ajuda de Saad e Virardi, organizada por assunto:

1. Empresa

Como é a cultura da empresa, na prática?

Qual é a característica principal das pessoas de sucesso aqui?

Qual é o grau de rotatividade de profissionais? O que leva as pessoas a deixarem a empresa?

Qual é o momento atual da empresa? Ela passa por alguma reestruturação/ expansão/ fusão/ aquisição/etc?

Quem são os concorrentes e como eles estão em relação à empresa?

Qual é o maior desafio enfrentado hoje pela empresa? O que está sendo feito para alcançá-lo?

2. Vaga

Quais são as perspectivas de crescimento para esta vaga?

A posição é nova? Por que foi criada agora?

A posição é antiga? Quem a ocupava antes e por que saiu?

Como esta função se integra ao restante da área? Qual é a importância dela para a empresa?

No contexto que vive atualmente, o que a empresa espera da pessoa que vai ocupar esta vaga?

3. Gestor

Há quanto tempo você, gestor, está na empresa? Por que continua trabalhando aqui?

Quais são os pontos positivos que você enxerga na empresa?

Quais pontos poderiam ser melhorados?

Quais são os principais desafios na área?

Que características comportamentais o profissional precisa ter para se dar bem com você?

O que você não admite em um profissional?

Qual é o seu estilo de liderança?

4. Equipe

Quem integra a equipe? Qual é o papel de cada pessoa?

Há quanto tempo essas pessoas estão na empresa?

A equipe sabe da nova contratação? Como seria a receptividade dessas pessoas com o novo integrante?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Se for fazer essas perguntas, a pessoa quem estiver comandando a seletiva, via convidar a se retirar afinal, se sem falar nada, ou mesmo agindo de acordo com o protocolo (digo, dicas de expecialistas) eles já nos veem de forma nada amigavel, imagina se fizermos perguntas que fogem ao cronograma.
    Eu por exemplo, agi exatamente assim nas duas ultimas seletivas e, não me esoclheram, inclusive, na penultima, tinha mais de 90% de chances de ser contratado pois, já tinha trabalhado na vaga oferecida mas, me dispensaram alegando não ter o perfil (??)
    Oi?
    Tenho experiencia na vaga oferecida, digo, perfil desejado e, me dispensaram por nao ter o perfil?
    Tem algo errado e, não é comigo com certeza!
    Depois, o pessoal do RH acham ruim quando reclamamos ou falamos deles nas redes sociais ou para eles mesmos (digo, tentarmos mostrar que equivocaram).
    Vai entender esse RH…

    Rodney em 02 de julho de 2016 - 12:43

Escreva um comentário:

*preenchimento obrigatório
[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: