A rede social para contatos profissionais LinkedIn tem sido cada vez mais usada pelo RH das empresas para buscar ou avaliar candidatos a um emprego.
Se você não dá muita atenção para essa rede social, é bom ficar de olho. Seu perfil na rede é como um currículo. Se for mal feito, os recrutadores não vão gastar muito tempo com você.
O site de aconselhamento profissional “The Muse” (http://zip.net/bmsPsJ, link encurtado e seguro) listou cinco erros comuns em perfis do LinkedIn, mas que podem custar uma oportunidade de trabalho.
1 – Verbos no presente
Recrutadores podem achar confuso ver a descrição de várias funções e empregos diferentes no seu LinkedIn com verbos no presente. Deixe apenas o seu emprego atual no presente. Para os antigos, use verbos no passado.
Pode parecer coisa pequena, mas lembre que os selecionadores chegam a olhar até centenas de perfis e gastam poucos segundos em cada um. Eles não vão se empenhar para entender o que você quer dizer, se não estiver claro.
2 – Habilidade no Word
Na parte de “Competências e recomendações”, não liste a capacidade em Microsoft Word, ou mesmo no PowerPoint, antes de outras habilidades mais específicas e especiais. Fazendo isso, você perde oportunidade de se destacar.
Recrutadores querem saber por que devem chamá-lo, em vez dos outros candidatos. Conhecer Word é uma habilidade muito comum. Retire essa competência da lista, ou mude a ordem, para que ela não apareça entre as primeiras.
3 – Disciplinas na faculdade
Na área de formação acadêmica, pode ser interessante listar disciplinas que cursou na faculdade e que tenham a ver diretamente com sua atividade profissional, mostrando competências específicas que aprendeu. Mas não pode exagerar na quantidade, ou vai desviar o foco dos recrutadores.
Cursos que fez fora da faculdade, porém, devem estar no topo da lista, porque mostram que você toma iniciativa para melhorar suas habilidades.
4 – Fotos não profissionais
A foto é a primeira coisa que os outros veem no perfil, então é bom ter cuidado. Ela deve passar uma imagem profissional. Não precisa ser extremamente formal, mas deve mostrá-lo simpático, competente e influente.
Se está em dúvida sobre qual foto usar, pode postá-la no site PhotoFeeler: http://zip.net/bvsPSJ. Ele permite que outras pessoas a avaliem, dizendo que impressões ela está passando de você.
5 – Descrições longas
As descrições dos empregos não podem ser muito longas. Novamente: selecionadores gastam poucos segundos vendo os perfis e não vão parar para ler com atenção.
Deixe a descrição curta e em formato de tópicos, para que as principais informações estejam em destaque e sejam vistas rapidamente, apenas batendo os olhos na página.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.