Colaboradores com performance excelente em todos os meses entram no sorteio de duas casas
Na Algar Tech, multinacional brasileira que integra soluções de TIC e BPO, 2015 foi marcado pelo investimento em recursos humanos a fim de alcançar excelência na performance das equipes de BPO (Business Process Outsourcing), que atuam no relacionamento com o cliente de diversas empresas no Brasil. As Olimpíadas TOP Performance engajaram os associados (como são chamados os colaboradores do grupo Algar) das operações de BPO no Brasil a alcançarem as metas operacionais mais altas em todos os meses e concorrerem a grandes prêmios a cada final de trimestre.
A iniciativa inédita na empresa teve o nome inspirado pelos Jogos Olímpicos de 2016. Ela reuniu os critérios do programa TOP Performance, que é realizado desde 2011 com o objetivo de mudar o patamar das operações de BPO em termos de eficiência e rentabilidade, ao premiar os associados com melhor desempenho no ano.
Com as “Olimpíadas” a empresa conseguiu obter melhorias substanciais. No ano passado, por exemplo, 70% dos gerentes das operações alcançaram indicadores “TOP” em relação à taxa de desligamento de membros do time. Antes, a porcentagem era de 35%. Em termos de produtividade, os indicadores, que já eram bons em 2014 (86% das operações na meta de excelência), tornaram-se ainda melhores, com média de 96% das operações dentro do desempenho TOP no quesito.
A campanha foi dividida em quatro ciclos de três meses cada e os associados que tiveram ótimos indicadores em todos os meses dos ciclos foram considerados Tri-TOP. A cada trimestre eram sorteados vales-compra, motos 0Km e carros 0Km. No final do quarto ciclo, além desses prêmios, duas casas foram sorteadas entre os 168 associados TOP Performance nos 12 meses do ano.
As jovens Nádia Cruvinel Martins e Verônica Alves da Silva, ambas com 22 anos e atendentes na operação de Uberlândia (MG), tiveram seu comprometimento ao longo do ano compensado com o prêmio de uma casa de R$ 200 mil. “Realizar o sonho da casa própria com meu empenho e esforço é muito emocionante. Agradeço à empresa por acreditar no nosso talento e potencial e aos meus superiores pelo estímulo e aprendizado constante”, diz Nádia, que trabalha na Algar Tech desde 2012. Verônica, associada da Algar Tech desde o início de 2014 completa: “Foi uma combinação de fé, persistência e dedicação que me permitiu ganhar esta casa. É uma emoção e um orgulho muito grande”, comemora.
“Esta ação reforça nossa gestão pela meritocracia. A premiação é um reconhecimento e uma forma de motivar nossos associados a fazerem, sempre, a melhor entrega na área em que atuam. Ao todo, a empresa investiu cerca de R$ 800 mil em prêmios e, com certeza, teve um retorno muito superior a este valor, tanto em nível de serviço quanto de ambiente organizacional”, afirma Marineide Peres, diretora de talentos humanos da Algar Tech.
A iniciativa foi tão bem-sucedida que, em 2016, terá continuidade. Segundo Marco Aurélio Borges Matos, diretor de operações de BPO e aplicações da Algar Tech, “o TOP Performance já existe na empresa há cinco anos e o número de pessoas elegíveis ao prêmio só aumenta. Como em 2015 investimos em prêmios mais robustos, o nível de engajamento dos nossos talentos para a superação das metas propostas foi ainda maior. Para este ano, vamos manter o projeto com as mesmas premiações”.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.