Dec
10
09 de dezembro de 2018 - 14:02

Muita-gente-usa-a-palavra-latente-de-um-jeito-errado-televendas-cobranca

Há quem empregue o termo “latente” achando que ele significa exatamente o oposto do que está no dicionário, segundo professor de português

Por: Diogo Arrais

Quantas vezes já ouvimos a expressão “amor latente” como se fosse o sentimento tórrido, exposto?

É cada vez mais comum o emprego de “latente” no sentido de “evidente”, “claro”, “não disfarçado”. No entanto, a palavra significa o oposto.

Proveniente do latim “latente”, o adjetivo de dois gêneros relaciona-se a “o que permanece escondido”, “que não se manifesta”, “oculto”, “encoberto”, “subentendido”.

Laura Sandroni, em De Lobato a Bojunga: as Reinações Renovadas, expõe: “Aqui aparecem ainda de forma latente pistas que permitirão a descoberta dos problemas interiores de cada personagem […]”

No dicionário Houaiss, há um trecho de Ricardo Ramos, em Tempo de Espera: “E tivemos de enfrentar disciplina redobrada, que encontrava animosidade latente, esbarrava contra sessenta corpos irrequietos, barulhentos, de reflexos inesperados.”

Comprovam também essa relação linguística termos da Fisiologia e da Psicologia, com o uso do substantivo “latência”. Na Fisiologia, indica o período de inatividade entre um estímulo e a resposta por ele provocada. Já na Psicologia, indica a presença de elementos psíquicos esquecidos na esfera subliminar da consciência, donde podem ressurgir.

Latente tem relação direta com o verbo “later”, que é defectivo. Todo verbo assim é aquele ao qual faltam formas flexionais que existem para outros vocábulos da mesma classe. É o famoso verbo da conjugação incompleta. Quem nunca se “travou”, tentando conjugar “colorir” ou “demolir”?

Later é assim também:  no presente do indicativo, apresenta apenas as terceiras pessoas:  ele late / eles latem (estão ocultos, latentes). Nos dicionários de nossa Língua Portuguesa, consta que tal verbo está em desuso.

Além disso, vale registrar que “later” também remete a “latejar”, ou seja, quando eles, elas latem (observando a intenção textual), a referência pode ser sobre “latejar”.

Para não haver confusão, indico a companhia de um bom dicionário e, sempre que possível, a curiosidade em relação à origem e à família da palavra. Latente é escondido.

Um grande abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

*preenchimento obrigatório
[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: