Por: Raiza Halfeld
Estabelecer boas relações interpessoais é tarefa fundamental para aqueles que desejam se destacar no mercado atualmente. Diante de um mundo empresarial cada vez mais competitivo, é necessário buscar meios para se diferenciar dos concorrentes. A qualificação profissional, sem dúvida, continua exercendo forte influência no momento da contratação, porém a autopromoção, hoje em dia, cria oportunidades.
A frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, atribuída ao filosofo chinês Confúcio, nunca fez tanto sentido quanto agora. É preciso se fazer notar, se fazer presente. A ideia de marketing pessoal não está relacionada, apenas, com a forma que nos apresentamos, mas principalmente, está ligada a maneira que nos comportamos.
A expressão corporal aliada à comunicação é essencial para conseguirmos nos posicionar no mercado. Por meio delas, é possível expressar nossas competências, qualidades e interesses. Mas, você deve estar se perguntando, quais estratégias devemos adotar para propagar nossa imagem no ambiente corporativo, não é mesmo? Pois então, o bom e velho networking é, sem dúvida, um dos maiores aliados do marketing pessoal. Estabelecer laços e criar uma rede de contatos é fundamental para obter sucesso no âmbito organizacional. A partir do momento que construímos relações de confiança no mercado, tendemos a nos destacar mais. Ser reconhecido é o primeiro passo para se autopromover. Abaixo, seguem algumas dicas para potencializar essas ações:
- Participe de encontros, palestras, reuniões etc., relacionados à sua área de atuação.
- Mostre-se disponível e interessado.
- Compartilhe experiências.
- Busque parcerias.
- Seja persistente e curioso.
Lembre-se sempre, você é seu maior e melhor produto. Acredite no seu potencial e no que você tem a oferecer. Parece clichê, mas, no mercado há sempre um espaço para bons profissionais.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.