Por: Letícia Arcoverde
Cargos gerenciais da área de vendas estão entre os que mais tiveram ganho salarial neste ano na comparação com 2014, segundo estudo de remuneração da empresa de recrutamento Michael Page. Os setores de tecnologia e de seguros também se destacaram em meio ao momento econômico turbulento, que resultou em salários de diversos setores e funções em queda ou com aumentos mais tímidos que o ano passado.
O estudo analisou os rendimentos fixos brutos de mais de 500 cargos de média e alta gerência, com base em entrevistas realizadas com mais de 100 mil profissionais ao longo dos últimos 12 meses. Os dados não descontam o valor da inflação no período.
As altas e baixas estão sempre muito atreladas ao cenário econômico, segundo o diretor executivo da Michael Page no Brasil, João Marco. Na medida em que empresas correm para aumentar as receitas, os cargos ligados à área de vendas se destacaram com aumentos de até 41%. Esse é o caso, por exemplo, da função de gerente de canais e vendas indiretas de TI, que recebeu o maior incremento na comparação com o ano passado (veja gráfico).
A tendência é que o cenário continue positivo para a área até o fim de 2016, e Marco destaca que o volume de substituições de profissionais em razão do desempenho neste ano está alto. “Em tempo de mercado duro, as empresas buscam incessantemente qualificar os profissionais da área comercial”, diz.
Já o aquecimento nos salários do segmento de TI reflete o outro lado dos principais movimentos realizados pelas companhias atualmente: cortes de custos e otimização de processos internos. “O aquecimento em empresas de tecnologia, especialmente as prestadoras de serviços, é resultado da busca por eficiência, com companhias trocando capital humano por processos de tecnologia”, diz.
O setor de seguros manteve o histórico de alta desde a abertura do mercado e a entrada de empresas multinacionais. “É um segmento que vem se renovando ano após ano, trazendo uma oxigenação e profissionalização que favorecem os salários”, diz Marco. Entre os cargos que obtiveram aumento significativo estão o executivo de contas, o gerente comercial e o especialista em resseguros.
No mercado financeiro como um todo, os aumentos foram mais tímidos, mas com variações entre áreas distintas: os salários nos bancos das montadoras, por exemplo, sofreram o maior impacto, com reajuste negativo de 13% em média, enquanto os profissionais de meios de pagamentos tiveram incremento em torno de 5%.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.