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22 de outubro de 2024 - 17:02

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Imagine uma festa onde a música não para; a energia é contagiante; e todos estão conectados — literalmente! Pois bem, bem-vindo a festa da geração Z! Esse perfil de consumidor dança no ritmo da inovação e tem ditado as regras do jogo nas relações com as marcas.

Também conhecidos como nativos digitais, esse público já nasceu imerso em tecnologia, internet e redes sociais. Mais: além de influenciar as decisões de consumo dos pais, muitos deles já estão no mercado de trabalho. Então, as empresas precisam adaptar as estratégias para conquistá-los como clientes.

Gostou da ideia e quer saber como fazer isso? Continue a leitura porque vamos explicar a importância de investir na geração Z.

Em primeiro lugar, quem são os consumidores da geração Z?

De maneira resumida, os consumidores da geração Z — também conhecidos como nativos digitais, zoomers, centennials gen-Z e iGeneration — são aquelas pessoas nascidas entre os anos de 1995 e 2010. E como elas já nasceram em meio a tecnologia, esse perfil de consumidor tem a inovação no DNA, sabe?

Afinal de contas, muitos deles nem sequer viram a transição do mundo offline para o online. Ou seja, os nativos digitais cresceram com a facilidade de diversas ferramentas tecnológicas para socializar, entreter, estudar e por aí vai.

Por exemplo: eles não precisavam levantar do sofá para mudar o canal da TV porque tinha controle remoto. Mais: não enviaram cartas para entes queridos porque já existia o e-mail e as redes sociais. Sem contar que não viveram a era das fotografias analógicas, quando os registros eram armazenados em álbuns físicos. Agora, as imagens são arquivos digitais e ficam todas na nuvem.

Em termos de comportamento, os consumidores da geração Z tem mais algumas particularidades. Veja bem: eles valorizam a autenticidade, diversidade e estão constantemente conectados, buscando experiências significativas.

Ao contrário de gerações anteriores — como a Geração X e Y —, os centennials têm uma mentalidade empreendedora desde cedo, sendo mais propensa a questionar o status quo e buscar soluções inovadoras para os desafios do dia a dia.

Além disso, esses são consumidores que procuram marcas que não apenas ofereçam produtos de qualidade, mas que também compartilhem valores alinhados com os seus.

Por que você deve investir em ações direcionadas para esse público?

Veja bem: sempre que acontecem mudanças significativas no ambiente, o comportamento do consumidor também evolui. As empresas precisam se adaptar e acompanhar as tendências para se manterem relevantes no mercado. Simples assim!

Hoje, quem dita as regras do jogo são os clientes da geração Z e da geração Alpha. Isto é, eles influenciam as decisões de consumo dos pais e valorizam atributos bem específicos das marcas. A seguir, vamos explicar melhor os motivos para estar entre a nova geração de consumidores.

Influência digital

Conforme já falamos por aqui, a geração Z cresceu em um ambiente no qual a internet, redes sociais, plataforma de streaming e aplicativos de mensagens estavam inseridos no dia a dia.

Por isso, os centennials são fortemente impactados, moldados e, por vezes, até guiados pelos conteúdos online. Na hora de pesquisar alguma coisa na internet, por exemplo, eles não usam o Google. Na verdade, a geração Z faz buscas pelo TikTok.

E não estamos falando só de entretenimento. Ao procurar a receita de um bolo, por exemplo, eles já vão direto para o aplicativo de vídeos curtos. A lógica ainda se estende para notícias, estabelecimentos locais, músicas etc.

Poder de compra crescente

A Geração Z está já está no mercado de trabalho. Afinal de contas, quem nasceu lá em 1995 já está quase chegando na casa dos 30 e com uma carreira profissional em plena ascensão.

Ainda tem aqueles que estão em processo de transição em busca do primeiro emprego. Esse marco representa um aumento significativo na capacidade financeira individual, entende?

Tem mais: além de seu próprio poder de compra, a Geração Z exerce uma influência notável nas decisões de compra de suas famílias. A opinião e as preferências deles, muitas vezes, moldam as escolhas de produtos e serviços adotadas pelo núcleo familiar.

Tendência à lealdade

A Geração Z é muito sensível para questões sociais e ambientais. Isso significa que eles estão atentos às práticas de uma marca não apenas em termos de produtos ou serviços oferecidos, mas também em relação ao impacto social e ambiental de suas operações.

Então, quando eles encontram uma empresa com valores que ressoam com os seus valores pessoais, essa geração tem uma maior probabilidade de se tornar leal no longo prazo. Legal, né?

Como atrair a atenção dos consumidores da geração Z?

Como você pôde perceber, a geração Z está dominando o mercado de consumo — seja como o próprio comprador, seja como influenciador. Sendo assim, é fundamental investir em estratégias direcionadas para esse público. Confira algumas dicas nesse sentido!

Garanta autenticidade e transparência

Não adianta falar que a sua marca valoriza a diversidade e inclusão, por exemplo, se, na prática, não tem nenhuma minoria representada no seu quadro de funcionários. Pior ainda: a diversidade que tanto pregam não se estende para as campanhas de marketing.

A grande questão aqui é que os consumidores da geração Z são seletivos e buscam marcas que sejam verdadeiras. Na prática, isso significa que as empresas precisam ser fiéis aos seus valores e se comunicar de forma honesta com os stakeholders.

Aliás, a autenticidade e a transparência valem para todos os aspectos da empresa. Por exemplo: comunicações, processos de produção, práticas empresariais e por aí vai.

Humanize a marca

Só para esclarecer, a humanização da marca é um processo que tira a empresa de um pedestal e a coloca ao lado do cliente. O objetivo é gerar proximidade, criar conexões emocionais e transmitir a sensação de que o negócio é mais que apenas uma entidade com fins comerciais, mas sim uma presença amigável e compreensiva.

Aliás, uma boa forma de fazer isso é por meio de histórias de bastidores. Nesse contexto, dá para mostrar o dia a dia da marca, o processo de criação, a fabricação dos produtos etc. Assim, é possível deixar claro que existem pessoas por trás da marca. Vale ainda contar histórias autênticas dos funcionários, personalizar o atendimento, compartilhar valores e causas, entre outros.

De toda forma, é importante ter atenção com a linguagem, combinado? Uma linguagem corporativa muito rebuscada pode dificultar a compreensão e afastar os consumidores, em vez de aproximar. Sendo assim, aposte em um tom de voz mais amigável e use uma linguagem de fácil entendimento.

Envolva-se em causas sociais e ambientais

Os centennials são bem mais conscientes sobre os impactos que as suas decisões de consumo podem causar no ambiente e na sociedade. Então, investir em responsabilidade social é uma forma de atender as demandas desse público.

Mas olha: não estamos falando em fazer caridade apenas para ficar bem na fita, viu? Na verdade, essa é uma questão bem mais ampla que precisa ser vista como uma estratégia para garantir o bem-estar da sociedade que a empresa está inserida.

Projetos educativos em comunidades, por exemplo, podem formar bons profissionais que poderão trabalhar na sua empresa no futuro. É uma forma de fazer a economia girar e contribuir para o desenvolvimento da região, entende?

Elabore uma estratégia omnichannel

Veja bem: o consumidor da geração Z tem um comportamento omnicanal. Ou seja: ele consome conteúdos e interage com as marcas por diversos canais.

Sendo assim, elabore uma estratégia omnichannel para garantir que campanhas de marketing e o atendimento funcionem em diversas plataformas de forma coesa. Isso cria uma experiência de marca consistente e reforça a mensagem em vários pontos de contato.

Fortaleça a sua presença digital

Pode reparar aí: a geração Z não larga o celular da mão. Apesar de esse também ser o comportamento de outras gerações, o pessoal da iGeneration é bem mais conectado e passa boa parte do dia online.

Naturalmente, a forma mais eficiente de atingir esse público é por meio da presença digital, concorda? Pois bem, marcar presença nas redes sociais mais populares entre o público — como Instagram e TikTok — é fundamental para se conectar com a geração Z. Ainda assim, lembre-se de adaptar o conteúdo conforme as especificidades de cada plataforma, combinado?

Produza conteúdos de consumo rápido

O consumidor da geração Z é bem apressadinho. Ele ouve os áudios do WhatsApp na velocidade 2 e vivem arrastando a tela para cima para trocar o vídeo no TikTok sem nem sequer assisti-lo inteiro.

Para prender a atenção de público, portanto, é necessário usar a criatividade e produzir conteúdos de entretenimento rápido. Por exemplo:

vídeos curtos no Instagram ou Reels;

memes;

stories no Instagram;

conteúdos informativos visuais, como infográficos.

Faça parcerias com influenciadores digitais

Lembra que já falamos por aqui que os centennials são exigentes quanto ao posicionamento das marcas? Pois bem, da mesma forma que eles desejam mudar o mundo, eles também são influenciados pelos famosos da internet que têm o mesmo propósito. Esse é o poder da prova social.

Entenda: os influenciadores digitais, muitas vezes, são percebidos como figuras autênticas e genuínas. Ao associar sua marca com influenciadores alinhados aos valores e interesses da Geração Z — e da sua marca, é claro —, você constrói uma credibilidade que pode ser mais difícil de alcançar se comparado as abordagens tradicionais.

Sem contar que essas celebridades costumam ter uma base de seguidores engajada. Então, ao fazer ações em conjunto, você consegue atrair a audiência da personalidade para o seu negócio.

E não poderíamos deixar de falar sobre a qualidade do conteúdo. Quando as marcas dão liberdade para o influenciador, ele consegue adaptar a mensagem da marca ao seu estilo e criar conteúdos mais envolventes. Com narrativas genuínas, dá para criar conexões mais naturais e profundas. Afinal de contas, a geração Z valoriza conteúdo único e inovador.

Proporcione experiências interativas

Quem viveu a era de ouro da TV aberta era obrigado a se contentar com a comunicação unilateral das marcas. Em outras palavras, a empresa investia em publicidade e o consumidor aceitava aquilo de forma passiva.

Agora, o jogo virou: o consumidor tem voz e quer interagir com as marcas de igual para igual. Mais: ele deseja que os contatos sejam parecidos com as conversas entre amigos, cheia de emojis e memes, sabe?

Sendo assim, aposte em interatividade. Além de aumentar o engajamento com as ações, as experiências interativas são legais para gerar um boca a boca positivo. Veja só algumas estratégias interessantes nesse sentido.

quizzes e enquetes: questionários para avaliar conhecimentos, opiniões ou características pessoais. Nesse contexto, vale introduzir temas mais leves como cultura pop, geek, tendências de moda etc.;

lives: transmissões ao vivo para compartilhar conhecimentos e gerar oportunidades de vendas. E o melhor: dá para interagir com o consumidor em tempo real;

gamificação: introdução de elementos de jogos nas estratégias da marca para deixar a experiência mais divertida e competitiva. Por exemplo: programas de fidelidade e jogos para acumular pontos;

Realidade Aumentada: tecnologia que sobrepõe elementos virtuais ao ambiente real. O recurso é bem legal para criar experiências mais imersivas. Por exemplo: aplicativo para pintar a parede da sala virtualmente, incluir móveis no ambiente, trocar a cor do cabelo, experimentar uma roupa e por aí vai.

Inove sempre

Pensa bem: para quem já nasceu em meio às facilidades proporcionadas pela tecnologia, a busca constante por novidades é natural, não é mesmo? Pois bem, a geração Z, de fato, é altamente interessada por tecnologia de ponta e inovação.

Sendo assim, é importante investir em inovação contínua. Dessa forma, é possível oferecer sempre os melhores produtos ou serviços aos consumidores.

Além do mais, é fundamental se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. Afinal de contas, a agilidade é uma característica valorizada pela Geração Z, que aprecia empresas capazes de acompanhar as tendências.

Vale a leitura: Pesquisa de satisfação — use os dados para aprimorar a sua atuação no mercado.

Por fim

Não tem como fugir: a geração Z está dominando o mercado de consumo. Além de muitos deles já ter poder de compra, os consumidores que se encaixam nesse grupo exercem uma grande influência nas decisões da família. Então, para vender, você precisa adaptar as estratégias e atender as demandas e características únicas dos nascidos entre os anos de 1995 e 2010.

Gostou do nosso artigo e quer conhecer mais algumas táticas modernas para alavancar o seu negócio? Leia mais um artigo e saiba como usar os influenciadores como estratégia de venda.

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