Olá amigo do Blog Televendas e Cobrança.
Tenho notado que muitos artigos e noticias no Blog tratam sobre a gestão ou pelo menos a citam, como uma oportunidade para melhorar a vida pessoal, coorporativa e os resultados do negócio. Compartilho da ideia que a gestão é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento seja grande ou pequeno. De fato a boa gestão, ou a gestão responsável, pode recuperar negócios quase perdidos, e a má gestão, ou gestão irresponsável pode levar a falência um negócio próspero.
Podemos citar exemplos de bons e maus gestores, na vida pública, ou na iniciativa privada. Na crise econômica vivenciada na Europa, podemos ver claramente uma crise de gestão pública, como observado na Grécia. Na bolha imobiliária Americana, muito se questionou quanto à responsabilidade dos gestores dos bancos, se possuíam ou não a consciência das consequências dos negócios que fechavam, e para onde o mercado estava caminhando. No Brasil, podemos citar o caso recente do Panamericano, que também demonstra a irresponsabilidade de alguns dos membros de seu corpo diretivo.
Estes são exemplos, da necessidade do gestor tomar decisões responsáveis quanto à sustentabilidade de um negócio e não somente olhando para o retorno imediato. A questão ética está acima de objetivos escusos de uma empresa ou de pressões do mercado.
Mas o que é uma gestão responsável?
No mercado de Televendas e Cobrança, onde as empresas facilmente contratam as melhores soluções tecnológicas existentes, no momento que vivemos maior equilíbrio, a capacidade de gestão, acaba sendo o “fiel da balança”, para o sucesso do negócio e superação da concorrência.
O Gestor responsável deve ser ético e eficiente, olhando com restrições a visão de resultado a qualquer custo, quando se fere a ética, pois este tipo de atitude não leva a um resultado sustentável em longo prazo, além de ferir a imagem da Cia em que trabalha e sua própria imagem como profissional.
Explico melhor. Oportunidades de negócios que de imediato parecem bons, mas que para atingir seus resultados, não dependem somente da eficiência de seus colaboradores, mas da falta de ética em seus relacionamentos, não devem receber nosso investimento de tempo ou dinheiro.
A mesma visão pode aplicar-se ao analisar indicadores de uma Cia, onde temos melhora ou evolução.
Se as ações que são realizadas para manutenção dos indicadores, são apenas ações para atingir o resultado a qualquer custo, independente das consequências, elas não serão consistentes para um crescimento sustentável (indicador Verde Melancia). São apenas ações de “um bombeiro” que ataca as chamas, mas não a origem do incêndio. (até temos a impressão que o incêndio foi apagado, mas na verdade os focos de incêndio continuam lá.)
É necessário constância das ações (boas práticas) para que os mesmos problemas não voltem a acontecer. (lições aprendidas)
Lembre-se que não basta reverter resultados ruins em um mês, se você não consegue progredir e sustentar seu negócio em longo prazo. Aprenda com as boas práticas e as torne constante em sua atividade. Não seja imediatista, mas responsável em manter seu negócio sadio e sustentável.
Desejo efetivamente que você tenha sucesso em sua gestão!
Até a próxima…
Marcelo Nogueira
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Ola Isabelle, bom dia!
Agradeço seu comentário, e sem dúvida a capacidade de gestão e de trabalhar em equipe é imprescindível para o sucesso do negócio.
Abraços,
Em gestão de Cobrança a utilização de ferramentas de TI, com o investimento em tal segmento, é apenas um dos mecanismos necessários ao bom resultado. Necessário FOCO constante em busca de um PERFIL para a empresa, com resultados práticos e eficientes, e, não sazonais, não ocasionais. Constantes e visivilmente vinculados às ações diárias da GESTÃO praticada, seja esta financeira, seja quanto à investimentos, seja principalmente quanto à capacitação do seu material mais importante, ou seja, seus analistas, seus recuperadores de créditos. Necessário uma gestão consciente considerando a capacidade de produção x capacidade de investimento. O projeto da empresa para consolidar sua marca, sua identidade no mercado deve ser conhecido, aceito e acreditado por todos os envolvidos. Entendo que a intenção do Gestor ao investir será equivocada quando há o não conhecimento sobre quem lhe garantirá a eficiência tão almejada, ou seje, sobre quem são seus colaboradores, suas capacidades de produção e inovação, seus defeitos e necessidades. Uma boa idéia transforma-se em um excelente negócio apenas para quem conhece o objetivo de seu trabalho (necessidades e projetos de seus clientes), e, sua capacidade de produção e crescimento através de um trabalho em EQUIPE