Sep
23
22 de setembro de 2019 - 12:00

Este-erro-de-portugues-e-o-mais-problematico-nas-mensagens-de-whatsapp-televendas-cobranca

Professor Diogo Arrais aponta um equívoco gramatical que causa muitos problemas em mensagens pelo WhatsApp

Por: Camila Pati

Não colocar os sinais de pontuação é erro de português mais problemático que o professor de Língua Portuguesa, Diogo Arrais, dono do canal Mesma Língua no Youtube, encontra em mensagens pelo WhatsApp.

“A falta de pontuação gera muita ambiguidade”, diz. Nas mensagens em que há o uso de Vocativo (termo responsável por chamar, invocar ou apelar para alguém) se não houver a separação por vírgula, por exemplo, o risco de mais de uma interpretação de significado é grande, segundo ele.

Em uma de suas colunas semanais em EXAME, o professor Diogo Arrais falou sobre a confusão que a ausência de vírgula separando o Vocativo pode causar, sobretudo, em grupos de trabalho. Ele citou o seguinte exemplo:“Já estou com o veículo oficial. Levarei, Maria?”. “Já estou com o veículo oficial. Levarei Maria?”.

Na primeira frase, está claro que a mensagem é direcionada à Maria. Na segunda frase, o sentido muda completamente: o termo Maria não é vocativo e, sim, complemento do verbo. O autor da mensagem levará Maria a algum lugar com o veículo oficial.

A justificativa de que, por ser uma comunicação rápida, as mensagens no aplicativo não precisariam, necessariamente, seguir a norma de pontuação não é válida, na opinião do professor.

“O que seria uma comunicação urgente acaba sendo uma comunicação mais demorada porque a pessoa não consegue passar bem o que ela tem a dizer ao não pontuar bem o texto. É lamentável, o que deveria ser urgente acaba sendo desgastante, demorado e confuso”, diz.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

*preenchimento obrigatório
[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: