Mar
06

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Sociedade Brasileira de Coaching
05 de março de 2014 - 18:00

Equilibrio-entre-trabalho-e-vida-pessoal-televendas-cobranca

Por: Villela da Matta

Com a rotina intensa de trabalho que a maioria das pessoas leva atualmente, muitos indivíduos têm dificuldade para equilibrar sua carreira profissional com a vida particular. Ambas as áreas precisam de dedicação para que possam ser organizadas da melhor forma possível, sem que uma prejudique a outra.

Mas, como contrabalançar trabalho e vida pessoal? Essa não é uma tarefa fácil, porém, especialistas em recursos humanos afirmam que a boa administração de tempo e o planejamento eficaz são essenciais para quem deseja alcançar a estabilidade nos dois aspectos. Além desses fatores, existem mais alguns pontos que merecem destaque:

Ter os objetivos em mente

Levar a vida sem propósitos bem definidos pode ser uma aventura, todavia, desse modo é muito mais difícil visualizar o futuro. Ao determinar aonde se quer chegar, é possível planejar detalhadamente cada ação para conseguir alcançar o objetivo de maneira rápida e eficiente.

Estabelecer prioridades

É válido definir quais são os fatores mais relevantes em seu trabalho e em sua vida particular. Dessa forma, será mais simples analisar com clareza quais são suas necessidades e traçar metas e planos diretos, a fim de dedicar-se ao que é mais importante para você.

Vencer em conjunto

O trabalho em equipe demanda paciência e administração de tempo, no entanto, é a melhor maneira de construir uma boa relação com seus colegas e com outros profissionais, que podem contribuir em sua carreira. Do mesmo modo, na vida pessoal, elaborar planos que envolvam conquistas em família pode fortalecer o relacionamento e auxiliar no crescimento de todos.

Compreender para ser compreendido

Uma atitude valiosa, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, é saber ouvir. Isso é importante para que o profissional saiba lidar com situações difíceis, como críticas no ambiente de trabalho ou mesmo discussões em família. Por isso, buscar compreender as pessoas fará você analisar melhor pontos de vista diferentes do seu. O resultado será uma convivência harmônica com quem está ao seu redor.

Ser paciente

A paciência é fundamental para atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Por isso, seja paciente e busque sempre novos aprendizados e maior motivação em equipes ou particular, para prosseguir com seu trabalho.

O trabalho de administração da vida pessoal e profissional exige muito de todas as pessoas. Assim, procure aperfeiçoar-se constantemente, construir bons relacionamentos e compartilhar experiências construtivas, para progredir em todos os aspectos e melhorar sua qualidade de vida.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

*preenchimento obrigatório
[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: