Uma Apresentação de lançamento tem suas peculiaridades: é preciso explicar o passado, falar de futuro e motivar a equipe. Veja aqui como fazer a sua.
A apresentação de lançamento é de suma importância para o começo de qualquer projeto. Mas, além disso, ela tem o poder de motivar e de conectar a equipe até o final dele. Veja aqui como fazer uma apresentação de lançamento.
Como fazer uma apresentação de lançamento? Se você está confuso e não sabe por onde começar, ou o que colocar na apresentação de lançamento, mantenha a calma e respire fundo. Vamos te mostrar que, com a estratégia correta, você vai ter um material de muita qualidade.
A reunião de kick off é o ponto de partida para qualquer projeto. É o momento de reunir a equipe e apresentar os resultados, as novas metas e as funções de cada um na próxima etapa. Ou seja, é quando repassamos o passado e falamos de futuro.
É comum que o ritmo desse tipo de reunião seja bastante direto e objetivo. E como estamos falando sobre metas é realmente importante que ela tenha um bom ritmo. Nesse momento, torna-se importante a utilização de uma apresentação de lançamento bem estruturada, dinâmica e humana, afinal, motivar a equipe a alcançar essas metas é tão ou mais importante do que simplesmente expor as metas.
Em uma apresentação de lançamento, o apresentador tende a colocar uma chuva de informações técnicas e gráficos diversos, empilhando números em cima de números e esperando alcançar o sucesso assim. Números são importantes, claro, mas muitos esquecem essas informações soltas não garantem o sucesso da reunião e muito menos prendem a atenção do espectador. Gráficos são sempre bons endossos, mas não garantem o sucesso de uma apresentação que marca o começo de um projeto. Veja: o começo de um projeto é como o começo de uma grande jornada, onde deve-se escolher a companhia certa, o caminho, onde queremos chegar e como vamos chegar lá.
Além de manter a atenção do seu público, uma apresentação de lançamento só atinge seu objetivo através do engajamento. O grande truque aqui é saber dosar as informações e dar toques um pouco mais emocionais e humanos a elas. Mostre que os resultados só serão atingidos com a dedicação do time. E, para motivar o seu time, sempre se pergunte: onde eu devo “mexer” neles para que eles respondam positivamente? Cada time se motiva (ou desmotiva) de uma maneira. Descubra a melhor para você.
Fale sobre eles na apresentação. Cite aquilo que realmente faz cada um deles querer se mexer e vencer. Mostre que eles são importantes para o desenvolvimento do novo projeto e aposte nessa humanização. Ela será capaz de aproximar seu time do projeto. Use mensagens motivacionais, vídeos, fotos, etc. Quanto mais próximo você deixar essa apresentação da vida do seu público-alvo, mais engajamento você terá.
Ah! E o mais importante. Antes de começar a apresentação de lançamento, faça um planejamento. Saiba com quem vai falar. Quem são os profissionais que compõem seu time? O que eles almejam? O que os deixa motivados? O que quebra o ritmo do bom desempenho? Assim você consegue criar a apresentação de lançamento que garanta motivação da equipe. Além disso, determine as mensagens principais que precisa comunicar e onde elas aparecerão na sua apresentação.
Lembra que falamos da importância do ritmo? Nesse tipo de apresentação, ele e determinado pela posição das mensagens motivacionais e os pontos altos do seu discurso. Portanto, escolha bem onde elas aparecem. Sempre pense com a cabeça de quem vai assistir a apresentação. E, caso queria fazer uma apresentação de kick off impecável, conte com a MonkeyBusiness. Nós temos equipes de apresentação, vídeo e motion design especializadas em fazer da sua apresentação de lançamento realmente um lançamento memorável.
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