Por: Adriana Fonseca
Sete em cada dez executivos participantes de uma pesquisa realizada pela consultoria Empreenda dizem que as empresas em que atuam não têm líderes suficientes, tanto em quantidade quanto em qualidade, para sustentar a estratégia de crescimento nos próximos cinco anos. Consequência disso é que dois dos três principais sintomas que “atormentam” as companhias envolvem pessoas. Entre os 200 respondentes, 44% disseram que o principal problema são as estratégias brilhantemente arquitetadas que não conseguem sair do papel, 40% citaram funcionários desmotivados por não conseguirem desenvolver seu potencial e pela falta de significado do dia a dia do trabalho em suas vidas e 37% mencionaram talentos difíceis de reter e engajar.
Para completar a complexidade do quadro, metade dos entrevistados disse que nem sempre a área de recursos humanos tem sido satisfatória no que diz respeito à identificação e ao desenvolvimento de líderes e 35% afirmaram que o departamento não tem atuado bem nesse sentido.
Participaram da pesquisa presidentes de empresas, líderes de áreas e de unidades de negócios. Eles foram ouvidos em agosto deste ano.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Tiro no Pé , entrevistados demostram sua incompetência como presidentes , líderes de áreas e de unidades de negócios.
1. Se a estratégia não é viavél para implementação não é brilhante: Como dizem o papel aceita qualquer coisa;
2. Colaboradores desmotivados? Demostram o desconhecimento de causa , geralmente não há plano de carreira ou planejamento além de uma Cultura organizacional que leva ao comodismo e desmotivação; E também existem doenças que levam até a momentos depressivos dos funcionários;
3. A Motivação nos leva a o terceiro motivo: talentos difíceis de reter e engajar, o ele é um talento ou não se não consegue se engajar ou enquadra-se talvez não seja a pessoa mais adequada, outrosssim retenção de talentos oque é preciso , salarios, beneficios ou desafios a carreira , essa é a unica parte em que talvez concorde com eles , porém entendo que a Administração de Recursos humanos deve estar alinhada com a Visão e Missão da empresa e ter disponibilizado recursos e ferramentas para o mesmo. Falharam e uam o Rh como desculpa.
Muito interessante a forma como aborda temas aqui proposto.
Alexandre dos Santos