Por: Gustavo Paulillo
A competição entre vendedores é um caminho natural do trabalho comercial. Veja dicas de como trabalhar em equipe de forma saudável
Todo vendedor profissional tem a ambição de ser o melhor vendedor e receber toda a premiação de vendedor do mês. Por isso, muitas vezes, a área de vendas de uma empresa acaba se aproximando mais de uma zona de guerra do que de um departamento comercial, em que todos deveriam estar trabalhando em equipe.
A competição precisa ser saudável. Isso porque nenhuma competição de vendedores precisa virar uma batalha de egos e principalmente, criar confusão dentro da empresa.
Primeiro, porque conflito em equipe de trabalho diminui o rendimento de todos.
Segundo, porque toda a força de vendas precisa ter os mesmos objetivos em comum: a meta, a venda e a satisfação dos clientes. E, principalmente, saber como trabalhar em equipe.
Lembre-se: o ambiente de trabalho e contar com uma equipe motivada para vendas, é fundamental!
Por isso o gestor comercial precisa zelar pelo ambiente e pelo desempenho do trabalho dos vendedores, evitando o estresse desnecessário. Por isso, elaboramos 4 dicas de como trabalhar em equipe e incentivar a colaboração entre a força de vendas da sua empresa, que é essencial para o resultado acontecer no final do mês.
4 regras fundamentais de como trabalhar em equipe
Saber como premiar a equipe de vendas, motivá-la e dividir responsabilidades é fundamental para qualquer um que queira demonstra que entende muito bem o que é liderança e como empregá-la adequadamente no trabalho em equipe. Confira nossas dicas:
1. Ressalte o desempenho do grupo
Mesmo sendo importante o trabalho e a individualidade de cada vendedor, só trabalhando em equipe é que se garante o resultado de vendas no final do mês.
Um conflito na equipe de vendas faz com que o desempenho geral vá por água abaixo e com isso, atrapalhe a atuação de todas as áreas da empresa.
Por esse motivo, é muito importante que o gestor comercial saiba ressaltar o desempenho de toda a equipe, independente da premiação da equipe de vendas em geral ou dos melhores vendedores individualmente.
Nesse contexto, saber se comunicar com a equipe dentro da empresa é fundamental.
Com isso, deixe claro para a força de vendas que independentemente de premiação para o melhor vendedor do mês, o mérito é coletivo, e todos são responsáveis por fazer a empresa acontecer.
A empresa precisa deixar claro que acima disso tudo, mesmo valorizando o desempenho do melhor vendedor, é importante o trabalho em equipe e que todos são responsáveis pelo resultado final.
A equipe precisa estar acima do indivíduo, porque é o desempenho do grupo que vai fazer o resultado final acontecer.
2. Partilhe os problemas
Não há como trabalhar em equipe sem o compartilhamento de experiências e vivências. Através dele, é possível fazer com que as pessoas interajam e utilizem as suas ideias para chegar ao resultado final.
Por isso, todo problema da força de vendas deve ser compartilhado com toda a equipe para que o resultado seja encontrado em conjunto. Isso aumenta a participação dos vendedores e faz com que o trabalho em conjunto aconteça.
Sempre estimule, incentive e inicie rodadas de solução de problemas e ideias em conjunto, para que toda a força de vendas participe da solução para os desafios que os seus colegas de trabalho estão enfrentando.
Isso é muito importante para promover união da força de vendas e, ao mesmo tempo, aumentar a participação da equipe.
O diálogo é a melhor maneira de fazer a força de venda participar ativamente daquilo que está acontecendo com seus companheiros e, com isso, colocar todos remando na mesma direção.
Além disso, ainda estimula a discussão de ideias e experiências em prol da participação de todos os vendedores nas discussões e nos desafios da empresa.
3. Estabeleça os papéis
Uma das dicas mais importantes dicas para trabalhar em equipe é transmitir a informação, praticando o endomarketing.
Quando os funcionários sabem o que precisa ser feito, o que a empresa espera deles e principalmente, como o seu companheiro depende da sua tarefa, o comprometimento com a equipe é maior.
Por esse motivo, um processo de vendas bem segmentado e estruturado é essencial para que cada integrante da força de vendas entenda qual o impacto do seu trabalho, no trabalho de seu colega de trabalho.
Quando as pessoas têm o conhecimento de como o seu trabalho influencia diretamente no trabalho de todos que estão ao seu redor, é possível enxergar a importância de colaborar para que o seu desempenho não prejudique o resultado final de toda a força de vendas.
Assim, será justamente o processo de vendas que possibilitará que a força de vendas permaneça unida e saiba como trabalhar em equipe, uma vez que, o trabalho de um vendedor em uma ponta do processo, influencia diretamente no trabalho e no resultado de todos os outros envolvidos nas vendas.
4. A força de vendas não precisa ser um campo minado
Pessoas precisam de outras para atingir um determinado resultado. Isso significa que somente o trabalho em equipe vai possibilitará que a força de vendas supere continuamente o resultado desejado.
O desempenho de todos será superior e bem mais eficaz que o desempenho de apenas um vendedor, o que beneficiará a premiação para a equipe de vendas como um todo.
Um gestor comercial que valoriza o trabalho em equipe, um processo de vendas segmentado e focado nos resultados do grupo, além de bons debates, é essencial para incentivar e transformar o campo de batalha das vendas, em um time unido de vendas, trabalhando em equipe.
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