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Dicas de como trabalhar em equipe e alcançar resultados

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Agendor
11 de dezembro de 2018 - 18:07

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Por: Gustavo Paulillo

A competição entre vendedores é um caminho natural do trabalho comercial. Veja dicas de como trabalhar em equipe de forma saudável

Todo vendedor profissional tem a ambição de ser o melhor vendedor e receber toda a premiação de vendedor do mês. Por isso, muitas vezes, a área de vendas de uma empresa acaba se aproximando mais de uma zona de guerra do que de um departamento comercial, em que todos deveriam estar trabalhando em equipe.

A competição precisa ser saudável. Isso porque nenhuma competição de vendedores precisa virar uma batalha de egos e principalmente, criar confusão dentro da empresa.

Primeiro, porque conflito em equipe de trabalho diminui o rendimento de todos.

Segundo, porque toda a força de vendas precisa ter os mesmos objetivos em comum: a meta, a venda e a satisfação dos clientes. E, principalmente, saber como trabalhar em equipe.

Lembre-se: o ambiente de trabalho e contar com uma equipe motivada para vendas, é fundamental!

Por isso o gestor comercial precisa zelar pelo ambiente e pelo desempenho do trabalho dos vendedores, evitando o estresse desnecessário. Por isso, elaboramos 4 dicas de como trabalhar em equipe e incentivar a colaboração entre a força de vendas da sua empresa, que é essencial para o resultado acontecer no final do mês.

4 regras fundamentais de como trabalhar em equipe

Saber como premiar a equipe de vendas, motivá-la e dividir responsabilidades é fundamental para qualquer um que queira demonstra que entende muito bem o que é liderança e como empregá-la adequadamente no trabalho em equipe. Confira nossas dicas:

1. Ressalte o desempenho do grupo

Mesmo sendo importante o trabalho e a individualidade de cada vendedor, só trabalhando em equipe é que se garante o resultado de vendas no final do mês.

Um conflito na equipe de vendas faz com que o desempenho geral vá por água abaixo e com isso, atrapalhe a atuação de todas as áreas da empresa.

Por esse motivo, é muito importante que o gestor comercial saiba ressaltar o desempenho de toda a equipe, independente da premiação da equipe de vendas em geral ou dos melhores vendedores individualmente.

Nesse contexto, saber se comunicar com a equipe dentro da empresa é fundamental.

Com isso, deixe claro para a força de vendas que independentemente de premiação para o melhor vendedor do mês, o mérito é coletivo, e todos são responsáveis por fazer a empresa acontecer.

A empresa precisa deixar claro que acima disso tudo, mesmo valorizando o desempenho do melhor vendedor, é importante o trabalho em equipe e que todos são responsáveis pelo resultado final.

A equipe precisa estar acima do indivíduo, porque é o desempenho do grupo que vai fazer o resultado final acontecer.

2. Partilhe os problemas

Não há como trabalhar em equipe sem o compartilhamento de experiências e vivências. Através dele, é possível fazer com que as pessoas interajam e utilizem as suas ideias para chegar ao resultado final.

Por isso, todo problema da força de vendas deve ser compartilhado com toda a equipe para que o resultado seja encontrado em conjunto. Isso aumenta a participação dos vendedores e faz com que o trabalho em conjunto aconteça.

Sempre estimule, incentive e inicie rodadas de solução de problemas e ideias em conjunto, para que toda a força de vendas participe da solução para os desafios que os seus colegas de trabalho estão enfrentando.

Isso é muito importante para promover união da força de vendas e, ao mesmo tempo, aumentar a participação da equipe.

O diálogo é a melhor maneira de fazer a força de venda participar ativamente daquilo que está acontecendo com seus companheiros e, com isso, colocar todos remando na mesma direção.

Além disso, ainda estimula a discussão de ideias e experiências em prol da participação de todos os vendedores nas discussões e nos desafios da empresa.

3. Estabeleça os papéis

Uma das dicas mais importantes dicas para trabalhar em equipe é transmitir a informação, praticando o endomarketing.

Quando os funcionários sabem o que precisa ser feito, o que a empresa espera deles e principalmente, como o seu companheiro depende da sua tarefa, o comprometimento com a equipe é maior.

Por esse motivo, um processo de vendas bem segmentado e estruturado é essencial para que cada integrante da força de vendas entenda qual o impacto do seu trabalho, no trabalho de seu colega de trabalho.

Quando as pessoas têm o conhecimento de como o seu trabalho influencia diretamente no trabalho de todos que estão ao seu redor, é possível enxergar a importância de colaborar para que o seu desempenho não prejudique o resultado final de toda a força de vendas.

Assim, será justamente o processo de vendas que possibilitará que a força de vendas permaneça unida e saiba como trabalhar em equipe, uma vez que, o trabalho de um vendedor em uma ponta do processo, influencia diretamente no trabalho e no resultado de todos os outros envolvidos nas vendas.

4. A força de vendas não precisa ser um campo minado

Pessoas precisam de outras para atingir um determinado resultado. Isso significa que somente o trabalho em equipe vai possibilitará que a força de vendas supere continuamente o resultado desejado.

O desempenho de todos será superior e bem mais eficaz que o desempenho de apenas um vendedor, o que beneficiará a premiação para a equipe de vendas como um todo.

Um gestor comercial que valoriza o trabalho em equipe, um processo de vendas segmentado e focado nos resultados do grupo, além de bons debates, é essencial para incentivar e transformar o campo de batalha das vendas, em um time unido de vendas, trabalhando em equipe.

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