Um ponto fundamental para os lideres das empresas é detectar os colaboradores que podem estar se desmotivando e reverter este quadro
Por: Ricardo Barbosa
Os motivos que levam a desmotivação dos colaboradores de uma empresa são conhecidos. Dentre estes os mais relevantes são falta de um plano de carreira, desafios impossíveis, falta de reconhecimento nos trabalhos desenvolvidos, falta de um plano de remuneração variável, clima organizacional ruim e problemas pessoais.
Porém, o resultado destes problemas para empresas podem ser muito mais graves do que os empresários pensam, dentre os quais destaco baixa produtividade, atraso na entrega de tarefas, anta taxa de turnover, faltas constantes, falta de comprometimento e até mesmo sabotagens. Para se ter ideia a Universidade de Harvard tem estudos mostrando resultados interessantes nessa área.
Um dos exemplos que podemos citar foi extraído de pesquisas sobre motivação individual e de grupos: um profissional pode passar a vida com um rendimento de 25% de sua capacidade de trabalho e ainda assim manter seu emprego. O mesmo indivíduo, motivado corretamente, cresce em seu desempenho, chegando a atingir 80% de sua capacidade.
Assim é ponto fundamental para os lideres das empresas é detectar os colaboradores que podem estar se desmotivando e reverter este quadro. Um dos caminhos para isso é realizar uma pesquisa de clima organizacional e obter constantes feedbacks dos colaboradores, mas, não é só isso, o líder deve estar atento, porque um colaborador que está começando a se desmotivar pode ser facilmente detectado no cotidiano o que facilita muito a mudança da situação.
Para facilitar a vida das lideranças a empresa pode implementar políticas que resultam em grandes resultados dentre as quais se destacam:
· Realizar uma pesquisa de clima organizacional com metodologia bem estruturada e análise aprofundada dos resultados;
· Implementar um plano de avaliação de desempenho com uma boa frequência e avaliação 360 graus;
· Elaborar um plano de cargos e salário baseado em competências e com regras bem definidas que devem ser muito bem divulgadas;
· Implementar um plano de carreira visando a retenção de talentos tão escassos atualmente;
· Avaliação das necessidades primordiais dos colaboradores e fornecer pacotes de benefícios que possam supri-las;· Política de comunicação adequada, não deixando espaço para “rádio peão” e possibilitando que todos estejam de acordo com a missão da empresa.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!
Em minha equipe tenho uma funcionária que desmotivou após o feedback , pedindo melhoras na forma de tratar o cliente, foi apenas este o ponto a melhorar, já solicitado várias vezes
tem faltado sem justificativa, enviou um e-mail ao gerente com cópia ao rh dizendo o quanto sou tola e anti profissional, que não aceita meu feedback e meu gerente quer esperar que ela peça a conta…
Entendo que este é um fator crucial dentro das empresas, a maquina humana é profissionalmente alimentada e fortalecida pelos vários motivos de reconhecimento, daí nascerá a cada dia um conceito proprio de poder dizer que gosta do faz e por isso quer fazer sempre o melhor. acredita em si e está sempre buscando desafio maior , então vale apena valorizar com os devidos cuidados os colaboradores, afinal, risco de perdê-los sempre haverá o mercado determina.
É fato claro e relevante que o capital humano é fator primordial e dentro das organizações já que produtos e serviços atualmente são iguais nas organizações, tornando-se o capital humano um diferencial. No entanto, por se tratar de pessoas e não maquinas a tarefa do gestor oou administrador deve ser de conhecer e saber o motiva seus funcionarios. Saber reconhecer seus talentos através se plano de carreira é uma boa opção, porém não devemos esquecer na piramide de Maslow!