Por: Marisabel Ribeiro
O currículo é a porta de entrada para um processo seletivo. É preciso, ao mesmo tempo, chamar a atenção e não se queimar com o recrutador. “Gaste o tempo de quem está selecionando com fatos que o descrevam bem”, diz Marisabel Ribeiro, que é diretora da área de capital humano da consultoria Mercer.
Veja as dicas dela para escolher o que colocar no currículo.
Churrasco não interessa
Colocar os hobbies foi uma moda que passou. Os candidatos começaram a colocar até mesmo que faziam churrasco. Hoje considera-se que a vida pessoal não deve ser abordada no currículo.
Sensualizando
Anexar fotos ao currículo era impensável antigamente, mas hoje é tolerável. Mas tome cuidado com o tipo de foto: elas não podem ser como as do Facebook, em que as pessoas fazem muita pose.
“Sou o máximo!”
“Sou comunicativo, tenho facilidade para fazer relacionamentos” e descrições sobre o candidato feitas por ele mesmo soam como autopromoção barata. Muitos selecionadores se incomodam.
Olha só
Colocar uma remissão para a presença on-line da pessoa tem caído bem, para mostrar que você é conectado. Mas cuidado: não coloque links que o exponham demasiadamente -prefira só o LinkedIn.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
um modelo do sugerido currículo cairia bem!