O líder passa a maior parte do tempo comunicando-se, presencialmente, por telefone, e-mail ou em reunião. Comprovado por estudos da Universidade de Harvard – EUA, 70 a 90% do tempo de trabalho de um líder é dedicado de alguma maneira à comunicação. Talvez por isso os principais motivos de conflito entre líderes e colaboradores é a comunicação, ou melhor dizendo a falta dela.
Mal-entendidos se originam de briefings vagos, e-mails confusos, feedbacks desastrados ou da dificuldade do líder em ouvir atentamente o que o colaborador tem a lhe dizer. Com o papel de desenvolver, agregar e influenciar pessoas, o líder necessariamente precisa ter habilidades de comunicação, aprimorar o contato pessoal direto e transmitir mensagens claras e objetivas. Assim destaco três habilidades como dicas para torna-se um líder comunicativo:
A habilidade da escuta ativa
Ouvir seu colaborador fazendo mais mil coisas ao mesmo tempo não fará de você um líder comunicativo, para isso acontecer, é preciso escutar ativamente, ouvindo com toda atenção, sem julgamento e com a intenção genuína de entender e compreender a pessoa que fala. Comece por evitar distrações e interrupções durante conversas importantes, deixe o computador e celular de lado, foque na conversa. Use a técnica do ESPELHAMENTO, faça pausas com resumos do que o próprio colaborador disser, isso permite alinhar o que foi dito com o entendido e cria sintonia entre as pessoas que conversam, fale coisas como “Deixa eu ver se entendi… você está me dizendo que…” e pedir para que lhe dê exemplos das situações que estão sendo colocadas para que fiquem ainda mais claras.
A habilidade da congruência
Um estudo feito por neurolinguistas mostra que, em uma conversa presencial, o que se entende é a harmonia entre o que dizemos, demonstramos e fazemos, isso porque se dá mais crédito ao que nosso interlocutor transmite pela expressão corporal (55%), depois pelo tom de voz (38%) e, por último, pelas palavras (7%). Sendo assim, quando existe congruência, a comunicação é mais eficaz, pois nossa expressão não verbal reforça o que dizemos, mas quando a não verbal contradiz nossas palavras, a comunicação não tem o efeito desejado. Resumindo, o discurso deve bater com as ações, ou seja, deve haver simetria entre o que se diz e o que se faz.
A habilidade da desconstrução
Os significados das palavras variam de pessoa para pessoa, o mesmo ocorre com palavras abstratas como paradigma, sinérgico, sustentabilidade, redirecionar, transparência e outras tantas que circulam no meio corporativo. Esses são exemplos de palavras de muitos significados, que cada um entende à sua maneira, e é das diferenças de significados que surgem muitos problemas de comunicação nas empresas. Quando o líder diz ao colaborador para ser mais proativo ele tem em mente que o colaborador antecipe os problemas que o cliente pode ter e planeje o que irá fazer caso os problemas ocorram, de modo a solucioná-los prontamente. O colaborador, por sua vez, entende que ser proativo é ser rápido e dinâmico, continuado a ser pego de surpresa quando os problemas acontecerem porque não os antecipou, mas tentará resolvê-los da forma mais rápida possível. Para solucionar essa equação primeiro desconstrua o significado da palavra, depois transforme-a em ações concretas. Traduza ‘o que uma pessoa X faz’ ou ‘X é fazer o quê’, sendo X a palavra que se quer desconstruir. Exemplificando: “Você precisa ser mais proativo” “a pessoa proativa antecipa os problemas que podem acontecer e planeja o que irá fazer caso os problemas ocorram”. Para completar, cheque o entendimento perguntando ao colaborador como fará para ser proativo certificando-se de que a instrução foi bem compreendida.
Simples? Então comece já e torne sua comunicação mais efetiva.
Excelente trabalho a todos!!!
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