Apr
11

Como surpreender em uma entrevista de emprego?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: LinkedIn
10 de abril de 2017 - 18:00

Como-surpreender-em-uma-entrevista-de-emprego-televendas-cobranca

Por: Tatiana De Pradier

Existem muitos artigos e sites que falam sobre como se portar em uma entrevista de emprego. Afinal, qual é a melhor forma de surpreender?

Muitos falam em coisas básicas como: chegar no horário, vestir-se adequadamente (nada de decotes e mini saia ou roupas coloridas de mais para mulheres e nada de roupa muito “esporte” para os homens como bermudas e camisetas descontraídas), não mascar chiclete ou comer enquanto for entrevistado, sentar-se com postura, não utilizar gírias e, muito importante, desligar o celular (não apenas deixar no modo silencioso, mas desligar sim!).

Alguns citam as 10 ou 15 perguntas mais utilizadas pelos entrevistadores e, acreditem ou não, tem até dicas de como responder tais perguntas. Afinal, parece que é preciso “uma boa maquiagem” para conseguir “passar na entrevista”.

Uma das maiores consultorias de recrutamento, Robert Half, dispõe no seu site de algumas dicas para entrevista de emprego das quais considero muito importantes, já que não são apenas perguntas e respostas prontas, mas, pontos de real reflexão:

Você tem um real interesse em mudar de emprego? O headhunter entende que quando o candidato toma a decisão de avaliar o mercado, ele está à procura de uma oportunidade melhor, pois o seu emprego atual não atende às suas expectativas. É importante que você tenha certeza de seu interesse em uma eventual mudança de emprego antes de passar para etapas mais avançadas do processo seletivo. Uma vez que você avança nas fases do processo, o headhunter conclui que você está realmente interessado em sair do seu emprego.

Qual é o seu objetivo?

Antes de se inscrever em um processo seletivo, é importante que você esteja certo sobre o seu objetivo durante o processo. Se você quiser apenas testar a sua empregabilidade, não se candidate à vaga. O consultor da Robert Half terá prazer em passar informações sobre o mercado de trabalho, mesmo que não esteja trabalhando com você em nenhum processo seletivo naquele momento.

Confie no headhunter.

Seja transparente com o headhunter. O trabalho dele é representar os candidatos no mercado. Portanto, esteja certo de que ele tem interesse em encontrar as melhores oportunidades para os melhores profissionais. O consultor da Robert Half deve ser visto como um parceiro na construção e consolidação de sua carreira.

Conheça a consultoria de recrutamento.

Seja criterioso no momento de escolher uma consultoria de recrutamento, avaliando as oportunidades oferecidas, sua credibilidade no mercado e o profissionalismo dos headhunters. É importante ressaltar que na Robert Half o relacionamento comercial se dá apenas com a empresa contratante, o que significa que não há nenhum custo para o candidato.

Conheça a empresa contratante.

É importante também que você busque informações sobre a empresa contratante. Saber detalhes sobre o negócio da empresa será um diferencial no momento das entrevistas. Se, por exemplo, você estiver buscando uma oportunidade para a área financeira, pesquise os relatórios financeiros da empresa; se a vaga for para a área de engenharia, informe-se sobre a operação das fábricas e o sistema logístico da empresa.

Valorize seu relacionamento com o headhunter.

Manter contato com o headhunter pode trazer ótimas oportunidades para sua carreira. Por isso, quando receber um convite para uma entrevista, valorize essa oportunidade. Se você não estiver planejando uma mudança de emprego naquele momento, deixe isso claro, mas agende uma conversa com o headhunter para conhecer o mercado de trabalho e as oportunidades que estão sendo oferecidas e procure cultivar um relacionamento de longo prazo.

Detalhes são importantes.

Fique atento, pois há detalhes que podem deixar uma impressão boa ou ruim sobre você:

  • Planeje-se para chegar no horário marcado.
  • Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme.
  • Mantenha contato visual com o entrevistador.
  • Não exagere no perfume.
  • Informe-se sobre o traje usual da empresa.
  • Não fale mal de seu atual ou antigo empregador.
  • Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou.
  • Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego.
  • Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo.

Fonte: http://www.roberthalf.com.br/dicas-de-entrevista

Considero estas reflexões muito importantes para quem quer, realmente, propor uma mudança na sua carreira e arrisco incluir mais algumas reflexões aos candidatos:

O que você está procurando? Um emprego ou um trabalho?

Se você estiver procurando um trabalho onde você encontre algo significativo que goste de fazer, não vai precisar de “dicas” de entrevista. Qualquer entrevistador vai identificar que o seu perfil é exatamente o que procura para preencher esta lacuna, verá o brilho no seu olhar e sentirá o seu nível de conhecimento. Pois você se comportará como um profissional, terá respostas para as perguntas básicas, pesquisará sobre a empresa e, certamente, sabe por que esta vaga deve ser sua e onde você quer estar daqui 10 anos.

Agora, se você está procurando um emprego, ou seja, fazer qualquer coisa dentro de um horário de trabalho estipulado que pague as suas contas onde você preencha uma vaga no quadro funcional e nada mais, aí sim, você precisará de muitas dicas de entrevista, pois você não será exatamente você quando sentar na frente do entrevistador, até mesmo do empregador.

Se você quer surpreender em uma entrevista de emprego você deve candidatar-se para vagas onde você se identifica e seu currículo atual está adaptado, não é atoa que as empresas divulgam o perfil das vagas e os requisitos para os candidatos. Deve pesquisar sobre a história e as informações atuais empresa, visitar o local e observar como os seus futuros colegas se vestem, atualizar-se sobre os assuntos importantes para empresa ou para vaga, imaginar como seria assumir esta posição e como você pretende estar depois de 5 ou 10 anos nesta vaga. Preparar seu currículo de forma objetiva informando suas principais atuações e os resultados que alcançou nas últimas posições. Ter ciência dos seus pontos fortes e, principalmente, dos pontos que ainda pretende melhorar com plano de ação e tudo! Sim, você pode ser “imperfeito”, afinal, todo ser humano é imperfeito e precisamos sempre melhorar, só trate isto de forma profissional e não pessoal.

Se estiver empregado, a principal questão é porque você quer sair deste emprego? Se estiver no mercado, tenha em mente o real motivo da sua saída e referencias no antigo emprego.

Tudo isto dará a segurança e o brilho no olhar necessário para o recrutador acreditar que você é capaz de surpreender o seu empregador.

Por esta razão, a melhor forma de estar preparado para uma transição de carreira é o autoconhecimento e a reflexão sobre seus valores e o seu planejamento para o futuro. Investir em um bom Coach que possa acompanhar este processo de crescimento com as ferramentas corretas para um bom resultado é fundamental para você conquistar a posição que tanto sonha.

Pense sobre isto, e boa sorte!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: