A gestão focada nas pessoas assim como em resultados possibilita ao líder identificar as reais necessidades da empresa e da equipe. E é esse o ponto crucial para corrigir a rota e oferecer condições favoráveis para o aumento da performance. Um bom líder transforma o ambiente, a conduta e as perspectivas dos profissionais, dessa maneira, influencia positivamente nos resultados finais, garante a competitividade e consequentemente o crescimento dos negócios.
Cabe ao líder identificar e valorizar as competências individuais dos membros do time, promover a integração e reforçar o respeito às diferenças, impactando assim, no clima organizacional o que a reboque influencia na produtividade de todos. Deve o líder, apostar no feedback e delegar tarefas inteligentemente. Planejar treinamentos e capacitar os colaboradores com as qualificações apropriadas ao momento presente. Promover o diálogo e estimular a participação de todos na solução de possíveis conflitos e divergências.
A característica mais notável encontrada nos verdadeiros lideres é o comprometimento com a equipe e também com a empresa, e para que isso se reflita no dia a dia, o líder deve se dedicar continuamente na resolução de problemas, otimização dos processos, atração e retenção de talentos, criação de políticas eficientes de gestão de pessoas, eliminação de burocracias e barreiras hierárquicas; tudo isso, sem deixar de lado o bem-estar e a motivação dos profissionais fortalecendo assim, a cultura colaborativa.
O clima organizacional positivo tende a se perpetuar quando o líder adota uma gestão mais horizontalizada, incluindo fatores administrativos, técnicos, gerenciais e comportamentais consolidando sua marca na flexibilidade e na versatilidade, habilidades igualmente importantes sobretudo em momentos de crise, ou quando mudanças se tornam essenciais para o sucesso ou sobrevivência da empresa.
Trabalhar competências específicas, tais como, simplicidade, o poder de observação, a escuta ativa, a paciência, a resiliência e a humildade e essencial para o líder hoje. Valores como a ética, coerência, altruísmo, honestidade e imparcialidade são valores indispensáveis para compor seu perfil. Claro que, para desenvolver tantas qualidades, a jornada do gestor deve ter início no autoconhecimento, aceitando as próprias fortalezas e fraquezas, amadurecendo dia após dia até se tornar um líder mais completo e competente — jornada essa que pode ter muito a ganhar com um processo de coaching, concorda?
Excelente trabalho a todos!!!
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Excelente conteúdo!