Jun
30

Como se veem e são vistos os executivos brasileiros

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Época
29 de junho de 2014 - 14:00

Como-se-veem-e-sao-vistos-os-executivos-brasileiros-televendas-cobranca

Estudo mostra uma distância relevante entre a autoavaliação dos brasileiros e a avaliação alheia sobre o desempenho deles

A visão que os executivos brasileiros têm de si mesmos não condiz com a imagem que executivos estrangeiros têm sobre eles. A conclusão de um estudo realizado pela consultoria global Saville, representada no Brasil pela D&A Consulting, com mais de 500 gestores (a maioria, gerente).

Segundo a pesquisa, os executivos brasileiros parecem autoconfiantes de suas competências e comportamentos. 29% consideram que sua capacidade de investigar assuntos está acima da média considerada normal pelo estudo. 22% acreditam ter uma habilidade superior à média de comunicar as informações, e 20% consideram altamente positiva a maneira como proporcionam liderança em comparação à curva padrão.

Munidos desses dados, os pesquisadores compilaram pesquisas anteriores, de fontes diversas, para comparar a autopercepção dos profissionais com a constatações, digamos, mais isentas. E, em perspectiva, as opiniões sobre o próprio desempenho perdem a força e geram preocupações.

Alguns estudos qualitativos demonstram que o pensamento brasileiro, comparativamente ao europeu, por exemplo, é menos focado e carece de objetividade. Segundo o relato de executivos estrangeiros, os brasileiros despendem muito tempo para tomar decisões, costumam enxergar problemas menos relevantes e, durante as reuniões, discutem detalhes em detrimento da agenda.

As constatações obtidas por meio de testes de raciocínio também mostram um panorama pouco otimista: o executivo brasileiro, de forma geral, obtém resultados inferiores ao resolver problemas sob pressão. “A questão aqui é a seguinte: o que acontece com as pessoas que pensam que sabem analisar de forma eficaz, porém isso não reflete de forma mensurável nos trabalhos entregues?”, questionam os autores do estudo, Ana Flavia Saciolotto, mestre em psicologia das organizações e do trabalho pela Universidade de Coimbra e coordenadora de produtos da D&A Consulting; Bárbara Toth, pós-graduada em psicologia organizacional pela Universidade de Sorbonne; e Matheus Carvalho, estudante de psicologia e assistente de produtos na D&A Consulting.

Outros aspectos abordados no estudo foram a capacidade de comunicar informações e a de proporcionar liderança. Ambas fazem parte de um mesmo tópico: a influência que exercem sobre os demais. Em relação a esses itens, o estudo mostrou que parte dos brasileiros tem uma autoimagem acima da média e, de fato, outras pesquisas reforçam essa ideia, “principalmente pelo foco nas pessoas, capacidade de trabalhar em equipe, criar ambientes agradáveis e pelo poder comunicacional do brasileiro, comumente referido como extrovertido”, diz o estudo.

Contudo, o executivo brasileiro também é visto como menos direto e objetivo no discurso, como mostram relatos de estrangeiros. Segundo a pesquisa, os ambientes de trabalho, apesar de normalmente serem considerados agradáveis, costumam ser pouco eficientes no Brasil.

O problema dos desencontros entre o que pensam os executivos brasileiros sobre si mesmos e como os enxergam os estrangeiros é a falta de clareza, crítica e, portanto, de empenho para melhorar aspectos cruciais para um bom desempenho.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: