Para quem acha que trabalhar com apresentações nada mais é do que mexer bem com os programas de design, ou quem desmerece tal necessidade dizendo que “apenas o conteúdo importa”, abro o post com uma provocação: você, eu e todos no mundo (dotados de visão) avaliamos e julgamos primeiramente pela aparência.
Se o conteúdo é o que apenas importa, então em terra de cego quem usa PowerPoint é enviado para a masmorra? Jamais. Um pensamento tão errado quanto o desdém pelas apresentações.
O problema com PowerPoint, Prezi, Keynote ou qualquer programa que seja, é que eles oferecem diversas ferramentas para personalizar seu material, e quando você dá muito poder para alguém, este tende a se achar com total ciência sobre o assunto. Acontece que você conhecer uma ferramenta não o faz artesão da noite para o dia, certo?
Por isso que damos total razão à Dr. Richard Mayer, psicólogo com diversas premiações, publicações e livros sobre educação multimídia. Ele identificou algumas características a respeito de como nosso cérebro processa informações visuais de uma apresentação:
Princípio da Continuidade
Absorvemos melhor uma informação quando existe texto e imagem juntos, ou seja, qualquer profissional que se comunique com uma apresentação precisa utilizar imagem e texto para transmitir melhor sua mensagem. Fato científico constatado. Importante considerar que não é texto com qualquer imagem, é preciso haver relação entre ambos – a imagem fará parte de reforçador visual da mensagem.
Princípio da Coerência
São raras as pessoas que conseguem reter grande quantidade de informações de uma só vez, e considerando que você não é Piscine Patel, nem as pessoas que assistirão sua apresentação, por que encher os slides de texto? Muitos palestrantes precisam entender que o que é essencial para ele não é para sua audiência: separe o que é essencial para o slide e descarte o resto, apenas o mais importante deverá constar no slide.
Princípio da Sinalização
Como a audiência não possui a mesma profundidade de conhecimento que você, é importante mostrar na apresentação a ordem de cada informação, aonde começa, por onde passa e por onde termina. Onde A conecta com B, que leva a C. Se esse fluxo de informação (e compreensão) não estiver claro, então você deverá rever seu material.
Princípio da Segmentação
Ao invés de um slide que leva cinco minutos para ler (e entender), por que não dividi-lo em cinco slides de um minuto apenas? Além de concentrar a atenção da audiência em uma única informação por slide, sua mensagem será transmitida (e lembrada) com mais densidade, o que significa uma audiência que sairá de sua apresentação com menos chance de esquecer o que aprenderam.
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