Por: Rhymer Rigby
O presidente do Google, Larry Page, sugeriu recentemente que a jornada de trabalho semanal de 40 horas seja abandonada como um todo, dando início a uma nova rodada no debate sobre o que significa equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Mas, mesmo que você complete seu expediente de oito horas sem checar o smartphone na mesa de jantar ou receber ligações à noite, o trabalho ainda assim pode ocupar espaço na sua mente e invadir o tempo livre.
Afinal, é possível deixar as preocupações do trabalho na porta do escritório — e é recomendável fazê-lo?
Fergus O’Connell, autor do livro “The Power of Doing Less” (“O Poder de Fazer Menos”), diz que é possível manter a ansiedade profissional no escritório se você for bom em separar as coisas. Para isso, ele sugere usar o deslocamento entre casa e trabalho para relaxar, pensar nos problemas e avaliar suas proporções. “Se você refletir, percebe que tornou as coisas maiores do que elas realmente são — e rapidamente percebe que suas preocupações são supérfluas.”
Você também pode ter uma atividade “amortecedora” depois do trabalho. A solução clássica é frequentar a academia (ou ainda correr ou pedalar até sua casa) e usar o exercício para lidar com o estresse; outra opção é sair com amigos para tomar alguma coisa. Mesmo sair com os colegas de trabalho pode funcionar particularmente bem, pois em um bar todos têm chance de falar mais livremente.
Outra alternativa é ter um confidente no escritório. No entanto, a natureza competitiva e insegura do ambiente de trabalho atual implica que as pessoas muitas vezes não se sintam confortáveis em se abrir para os colegas.
Embora haja diversas estratégias diferentes, Sir Cary Cooper, professor de psicologia organizacional e saúde na Universidade de Lancaster, diz que um pouco de ansiedade é inevitável: “Se você trabalha com gestão, é muito difícil deixar todas as preocupações no trabalho”. No entanto, ele adiciona, isso não precisa ser uma coisa ruim. Em casos de casais em que ambos trabalham, compartilhar preocupações profissionais pode ser uma forma de oferecer apoio recíproco na relação.
Na verdade, discutir suas preocupações e confiar um no outro pode ser catártico para ambos e ajudar a construir vínculos mais fortes. Além disso, seu parceiro pode oferecer opiniões e insights novos para seus problemas.
É importante, no entanto, escolher a hora certa. “Não faça isso quando estiver colocando as crianças para dormir ou logo antes de ir para a cama”, aconselha Cooper. “Faça quando ambos estiverem no estado certo para falar e ouvir.”
Você precisa tomar cuidado para não choramingar o tempo todo ou deixar que a situação se torne unilateral. Se deixar o mau humor dominar em um dia, tente chegar em casa com algo positivo a dizer no dia seguinte. Afinal, você não quer que seu parceiro associe sua chegada a algo ruim.
O’Connell sugere: “Você pode até dizer: ‘Tive um dia muito difícil. Posso reclamar um pouco para você?’”
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