A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. É o que diz a jornalista Ilya Pozin na revista Time. Em seu artigo, ela lista nove maneiras de restaurar a liderança e criar uma equipe mais comprometida. No texto, é lembrado que um funcionário não é motivado apenas por dinheiro, mas também, entre outras coisas, por um ambiente de trabalho agradável, no qual o líder valoriza a opinião de cada um.
Conheça as dicas de Ilya Pozin:
Seja generoso na hora de elogiar
O elogio é algo que todos querem receber, além de ser fácil de dar. O reconhecimento de um CEO vai mais longe do que se imagina. Enalteça as contribuições que cada funcionário oferece e observe sua equipe se esforçar para receber ainda mais.
Livre-se dos gerentes
Remover a função do supervisor e passar esse “poder” ao time de funcionários cria um estímulo para que eles trabalhem melhor em equipe, já que eles não precisarão entregar relatórios de desempenho individuais. Além disso, as pessoas não sentirão que estão em níveis de importância diferentes dentro da empresa.
Faça das suas idéias as idéias deles
Em vez de distribuir ordens, que tal fazer com que os funcionários sintam como se eles estivessem dando ideias? Frases como: “Eu gostaria que você fizesse assim” se transformariam em “Você acha que é uma boa ideia se fizermos assim?”.
Evite criticar ou corrigir
Ninguém gosta de saber que está errado. Se você está procurando um desmotivador, eis aqui ele. Tente uma abordagem indireta para estimular as pessoas, e lembre-se que as pessoas precisam aprender com os próprios erros.
Dê liderança aos funcionários
Destaque o funcionário que tiverem melhor desempenho e seus pontos fortes, faça dessa pessoa um exemplo para os outros. Levante a moral dela e lhe dê um pouco de liderança, que isso motivará os outros.
Leve seus funcionários para almoçar de surpresa
Em um dia aparentemente comum, leve seus funcionários para almoçar. É um pequeno gesto que fará com que eles saibam que você reconhece o trabalho e esforço deles.
Dê reconhecimento e pequenas recompensas
Além de elogiar o trabalho, tente recompensar a equipe e crie pequenos desafios internos. Crie metas e as coloque em um quadro onde todos possam ver. Aos que se destacarem, ofereça um jantar ou um presente.
Realize festas na companhia
Organize festinhas de aniversário, estimule um happy hour, não espere por datas especiais.
Divida o sucesso e os maus momentos
Quando a companhia estiver indo bem, celebre. Isto fará com que o funcionário saiba que você é grato pelo esforço dele. Mas quando existirem desapontamentos, divida-os também. Sua equipe merece transparência e honestidade.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!
Trabalho a muitos anos em uma empresa onde se praticava muito dessas dicas acima e a diretoria tinha uma aproximação muito grande com a fabrica, mas no momento houve uma mudança na diretoria onde não se da as minimas condições para um aumento de produtividade, muitas cobranças e diretores muito distante da realidade da fabrica, sinto que estamos indopara um buraco negro e sem volta.
Olá. Concordo com a maioria dos ítens. É claro que estas atitudes devem ser verdadeiras e não manipulação. Além disto, não podem substituir o aumento salarial. Só elogios ou só aumentos, não funcionam. Tenho um longo tempo de trabalho em grandes e pequenas empresas, porém, jamais encontrei uma empresa que tenha a preocupação de, verdadeiramente, manter seus funcionários unidos e com alta estima. Trabalhei em uma empresa que iniciou a implantação de um plano para coloca-la entre as melhores para se trabalhar, mas enquanto as reuniões aconteciam, seus gerentes agiam com arbitrariedade, disseminando o medo.
Tudo isso é eficaz. Só que existe uma coisa chamada honestidade! E honestidade não se compra. Quando descobrirem que você está jogando com eles sem recompensá-los financeiramente. GAME OVER!
São poucas as empresas que tem essa visão. Eu já trabalhei em uma empresa grande em que os “chefes” estimulavam atritos entre os funcionários e isso gerava muito disse- me- disse. O ambiente de trabalho era bem estressante. Quando eu estava em casa de folga eu não suportava barulho de telefone tocando. Eles costumavam dizer que os vendedores davam lucro e que o restante do pessoal (escritório, caixas, estoquistas) davam despesa. As premiações, brindes eram só para os vendedores. Quer dizer o discurso de empresas que motivam os seus funcionários é muito bonito na teoria, mas na prática é bem diferente.
”Livre-se dos gerentes ” isto é serio ???!!!!
Gerente pode, as vezes, ser encarado como um capataz, na gestão moderna. Acho que tentaram dizer: Livre-se daquele gerente de cargos, e usufrua do verdadeiro lider ou gestor.
Tenho como hábito praticar alguns dos ítens citados e posso garantir que funciona e com isso você consegue fidelizar uma boa equipe.