Por: Adriana Fonseca
Mudar de carreira é uma decisão que exige coragem e planejamento. E, antes de se decidir, saiba que é importante fazer uma autoavaliação para ver se está mesmo na hora de mudar de emprego.
Decisão tomada, hora de preparar o currículo. Se você está partindo para uma nova área, não basta mudar o objetivo do seu CV, aquelas primeiras linhas que dizem quais são os cargos ou as funções pretendidas. É claro que esse sumário, onde o profissional costuma apresentar sua vida profissional de forma resumida, precisa estar alinhado às novas metas. Por isso, vale incluir nessa parte, brevemente, as razões da mudança de rumo.
Mas o currículo é muito mais do que essas linhas iniciais e precisa ser reformulado por inteiro para lhe ajudar a conseguir o novo trabalho. Afinal, vale lembrar que cada currículo que você escreve deve ser customizado para o cargo desejado – e quando se está em transição de carreira essa afirmação vale mais do que nunca.
Lembre-se de dar ênfase às experiências que você tem na área para a qual você planeja migrar, mesmo que elas sejam pontuais. Vale buscar na sua bagagem profissional projetos que você tenha trabalhado e que estejam ligados, de alguma forma, à sua nova carreira. Participações em cursos, eventos e workshops da nova área também devem ser destacados.
Além disso, tente analisar as competências adquiridas em outros trabalhos, de outros setores, e que podem ser úteis na área em que você está ingressando. Nesse caso, destaque as conquistas e as habilidades nessas experiências passadas que podem agregar valor a você, como profissional, em sua nova carreira. Boa sorte!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.