Afinal, alguns dias de descanso não sairiam nada mal
Aproveitar a viagem de trabalho para tirar alguns dias de folga é algo tão cobiçado que ganhou até termo em inglês. Lá fora chamam de “bleisure”, uma mistura de negócios e prazer. O resultado? Vantagem tanto para o funcionário quanto para a empresa, defende Kendra Thornton, presidente da agência de viagens de Chicago Royal Travel & Tours, em entrevista ao The New York Times. “Você já está no seu destino, e seu empregador provavelmente pagou para você chegar ali. Então por que não aproveitar alguns dias para se divertir?” Ela deu dicas para conseguir misturar negócios e lazer do jeito certo:
Aumente a sua estadia no hotel. É provável que seu empregador tenha pagado mais barato pela diária do que um turista comum, já que alguns hotéis oferecem vantagens para viagens corporativas. Kendra sugere perguntar para o hotel se aquele preço mais baixo poderia ser prolongado para uma estadia pessoal. “Muitos hotéis querem reter o cliente e podem dar o desconto”, disse. Ela também recomenda negociar algumas “regalias” que ajudem a economizar, como café da manhã e traslado para o aeroporto.
Escolha o momento certo. Se você estiver viajando para participar de uma conferência, tenha em mente que elas costumam ser realizadas na baixa temporada do destino em questão. Isso torna mais econômico transformar sua viagem de trabalho em uma estadia de lazer, já que o preço de hotéis e serviços variam. Nos EUA, por exemplo, certas cidades tendem a ter preços de hotel mais altos nos dias de semana, como Chicago e Nova York, enquanto outras como Las Vegas têm preços mais altos nos fins de semana. “Se você é estratégico em relação a quais viagens de negócios deseja estender, as férias ficarão mais leves para seu bolso”, disse Kendra.
Não dá para estender? Embora boa parte dos profissionais prefira ter dias adicionais para aproveitar o local, nem sempre é possível. “Supondo que você não tenha uma agenda de trabalho completamente lotada, sugiro incluir elementos de férias durante a viagem, sempre que possível”, disse Kendra. Você pode desfrutar de um jantar num restaurante local famoso ou fazer um tour de manhã pela cidade. Kendra diz que mesmo algumas horas de atividade prazerosa por dia podem despertar aquela sensação de estar de férias.
E quando a família está envolvida? Planeje com inteligência. Não há nada como ter sua família com você em uma viagem, mas Kendra recomenda que os entes queridos se juntem somente depois que seus compromissos profissionais foram cumpridos — para que você possa dar atenção total tanto ao trabalho quanto à família.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Uma boa idéia bem sugerida, hoje com a nova realidade do comportamento humano e a velocidade que se busca resultado os profissionais cada dia tem menos tempo pra está junto da familia. Então essa possibilidade de poder planejar e conciliar esse convivio junto a familia com certeza trará satisfação e motivação na empresa.
Entendo que , a empresa que motivar nesse processo aos colaboradores certamente colherás melhores frutos.