Todos já passamos por isso: o dilema de precisar de experiência para o primeiro emprego. Após a graduação, isso pode ser um problema para os jovens em busca de seu primeiro cargo profissional. Quando até os “empregos iniciais” exigem algum grau de experiência, uma pergunta muitas vezes vem à tona: onde você consegue a experiência?
Bem, e se as empresas focassem nos benefícios de contratar recém-graduados, ao invés de exigir o tal pré-requisito da experiência? Menores custos com salários não são os únicos pontos positivos para os empregadores. Há outras razões para uma empresa considerar uma estratégia de contratação que inclua recrutar graduados ingressando no mercado de trabalho.
1. Graduados são ambiciosos e entusiasmados
A graduação é libertadora. Os estudantes que trabalharam duro para receber uma certificação ou diploma em suas áreas estão ansiosos para iniciar a sua carreira profissional. Eles querem causar uma boa impressão e desejam ser bem sucedidos. E já que as boas oportunidades para ingressar no mercado podem ser muito competitivas, um senso de gratidão pode acompanhar o desejo do novo contratado para desempenhar bem o seu papel. Isto pode se revelar em um forte compromisso com o emprego desde o início, sem mencionar o entusiasmo para aprender e desempenhar bem as funções – e deixar a chefia orgulhosa.
2. Graduados são adaptáveis e ágeis
À medida que ganhamos experiência nos empregos, adquirimos conhecimentos e habilidades que podem contribuir para o nosso local de trabalho. Mas há um outro lado: algumas vezes, nos acostumamos com nossa rotina e nos concentramos em como fazíamos as coisas no passado, no emprego anterior. Pelo fato de os recém-graduados terem tido menos empregos e, assim sendo, menos experiência profissional, eles normalmente são adaptáveis e estão sedentos para aprender. Isto significa que as organizações podem treinar os recém-formados para aprender sua cultura, seus métodos e melhores práticas, sem o risco de serem atrapalhados por antigos hábitos.
3. Os graduados sabem como usar a tecnologia
Ao mesmo tempo em que um graduado pode ter pouca experiência profissional anterior, ele provavelmente gastou muito tempo adotando e dominando novas tecnologias – por exemplo, mais de 98% da geração com idade entre 18 e 24 anos possui um smartphone – o que transforma a habilidade deles de navegar pelas funcionalidades uma segunda natureza (e altamente valiosa para seus empregadores). Além disso, muitos deles receberam uma educação que os expôs aos mais recentes softwares, hardwares e aplicativos. Isto também poderia se provar de grande valia ao dar aos recém-formados a oportunidade de compartilhar essas habilidades técnicas com seus colegas de trabalho e ganhar experiência como colaboradores.
4. Você possui maiores chances de alcançar a diversidade
A diversidade é um elemento importante por trás do sucesso. Uma pesquisa demonstra que quando uma empresa abraça a diversidade, ela pode se tornar mais inovadora e competitiva. Outros estudos calcularam o impacto positivo que a diversidade tem sobre o desempenho, demonstrando que ótimas coisas acontecem quando as equipes formadas por diferentes backgrounds, experiências e culturas se unem.
Com as turmas de graduados se tornando cada vez mais diversificadas, as organizações possuem a excelente oportunidade de recrutar talentos de todos os estilos de vida. E se as projeções do Pew Research Center estiverem corretas, tanto as faculdades quanto os locais de trabalho podem esperar para ver os números de diversidade continuarem subindo: a turma de 2025 deverá ser a maior e mais diversa de todos os tempos.
5. É uma ótima oportunidade para cultivar talentos de longo prazo
Ao humanizar a experiência do candidato e olhar além das qualificações formais e das experiências passadas em um currículo, as organizações podem focar a identificação do potencial do candidato e seu compromisso com o desempenho, o desenvolvimento e o avanço – todas qualidades extremamente valiosas.
E por que não ir além? A contratação estratégica considerando o potencial de liderança lhe dá a oportunidade de peneirar talentos com potencial de longo prazo. Ainda que você não consiga prever o futuro, você pode recrutar pensando em qualidades particulares e trajetórias de crescimento. Quem sabe – talvez você contrate alguém que um dia liderará a sua empresa!
Conclusão
É claro que existem riscos associados com a contratação de graduados com menos experiência profissional do que outros candidatos – e a vida é mais fácil quando você recruta funcionários que já tenham uma ideia clara do que o cargo envolve. Mas os benefícios de recrutar recém-graduados são substanciais e não devem ser descartados.
Da aptidão técnica à adaptabilidade, os recém-graduados possuem características que poderiam se provar adições valiosas para a sua organização – enquanto você em troca pode fornecer a eles a chance de ganhar uma valiosa experiência na indústria. É por isso que recrutar hoje o talento de amanhã pode ser uma experiência ganha-ganha, tanto para o seu candidato, quanto para a sua organização.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.