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Chatbot com inteligência artificial: conheça as vantagens

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: ChatBots Brasil
12 de março de 2019 - 18:09

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Imagine que você entra em contato com o seu banco por um canal de atendimento online via mensagens. Rapidamente um atendente dá as boas-vindas e pergunta como pode ajudá-lo. Você diz que precisa aumentar o limite do cartão de crédito. Ele faz algumas perguntas, avalia o seu histórico e pronto! Tudo certo, o limite mais alto foi concedido.

O atendente pergunta se você tem alguma outra solicitação e vocês encerram o contato, agradecendo um ao outro e despedindo-se normalmente.

Minutos depois, você se pergunta: “será que eu estava falando com uma pessoa ou com um robô?”. O fato é que é muito difícil distinguir. E, para falar a verdade, o que o cliente deseja é ter sua solicitação atendida com agilidade e atenção — não importa por quem.

Esse processo já é uma realidade: trata-se de um chatbot com inteligência artificial. Quer entender melhor como isso funciona e quais são suas vantagens? Confira:

Chatbot com inteligência artificial: o que é isso?

Um chatbot é um software que gerencia uma troca de mensagens com uma pessoa. Ele pode ser instalado em aplicativos que a empresa usa para atender consumidores no dia a dia via chat, como o Facebook Messenger e o Telegram.

Alguns chatbots são simples e se baseiam em uma conversa previamente desenhada, utilizando somente algumas pequenas automatizações e respostas programadas. Esses são os chatbots comuns.

Porém, existem chatbots extremamente sofisticados que conseguem responder a uma série de dúvidas e solicitações. Eles têm a capacidade de aprender, seja com exemplos de outros atendimentos, com informações sobre serviços e produtos ou a partir da própria interação com os consumidores. Esse tipo de robô é o chatbot com inteligência artificial.

5 vantagens dos chatbots com inteligência artificial

1. Extremamente versáteis

Os sistemas de inteligência artificial podem ser usados para uma série de finalidades. Por exemplo: esclarecer dúvidas, agilizar interações, transmitir conhecimentos, responder demandas, passar orientações, controlar processos, etc.

2. Estão mudando a vida das pessoas

Os chatbots com inteligência artificial são um elo entre os humanos e os sistemas de busca. O melhor de tudo é que é muito fácil utilizá-los: basta fazer perguntas e eles responderão. Por funcionarem conectados à internet, eles têm condições de fornecer uma quantidade enorme de respostas capazes de facilitar o dia a dia das pessoas.

3. São muito mais avançados do que você pensa

Ao contrário do que a maioria de nós imagina, os chatbots com inteligência artificial já estão bem avançados. Ou seja, são uma realidade no presente, e não somente uma expectativa futura. Na prática, isso significa que, com a base de dados e o investimento adequados, sua empresa já pode utilizar esse tipo de tecnologia.

4. Podem resolver situações delicadas

No setor de negociação de dívidas, muitas vezes os consumidores endividados se sentem constrangidos para falar com um atendente. Afinal, trata-se de um assunto delicado. Por isso, alguns bancos e empresas do setor já estão utilizando um chatbot com inteligência artificial para realizar o atendimento via Facebook Messenger e outros aplicativos.

A expectativa é que o grau de automação e de sucesso das negociações cresça cada vez mais.

5. São amigáveis, personalizáveis e engajadores

Ao usar a palavra “robô”, muitas vezes imaginamos uma comunicação fria e impessoal. Ainda bem que na prática é muito diferente! Os chatbots podem adotar o estilo dos seus melhores funcionários de atendimento, preservando a identidade da empresa e criando experiências positivas que cativam os clientes.

É incrível perceber tudo que a tecnologia pode fazer, não é mesmo? Sem dúvida, o chatbot com inteligência artificial é uma novidade que chega para revolucionar a comunicação entre empresas e consumidores.

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