Para continuar a nossa série sobre as tipologias da lavagem de dinheiro, vamos abordar neste post a compra de ativos e instrumentos monetários, prática bastante utilizada pelos criminosos. Para saber mais sobre o conceito, continue a leitura.
O que é compra de ativos ou de instrumento monetários?
No que tange à compra de ativos (tangíveis) — que podem ser casas, carros, barcos, joias, entre outros—, essas transações são feitas com dinheiro em espécie por criminosos visando lavar dinheiro. Por exemplo, o indivíduo adquire um imóvel, por exemplo, e escolhe pagá-lo com dinheiro vivo, talvez mesmo à vista, o que configura uma prática bastante incomum no mercado regular.
Isso também acontece no caso da lavagem de dinheiro via instrumentos monetários. Ordens de pagamento, cheques administrativos, ações, cheques de viagens e vale postais (serviço oferecido pelos Correios para transferências financeiras dentro do território nacional) são comprados mediante pagamentos com dinheiro em espécie — adquirido por meio de atividades ilícitas.
No decorrer da nossa série, você pode perceber que são inúmeras as maneiras utilizadas pelos criminosos para a lavagem a dinheiro. Algumas acabam sendo mais fáceis de detectar do que outras, especialmente considerando que novas formas e possibilidades de cometimento desse crime surgem com frequência no mercado.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.