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Por: Marco Franzolim
Apresentação Criativa: como criar a sua visando mais resultados? Esse tipo de apresentação pede um propósito. Por isso que devemos começar com o porquê.
Apresentação Criativa: você está preparado para mudar a realidade com a sua? Ou ela é só mais um material de comunicação que não influencia seus resultados?
Vivemos em uma época de saturação de informações. Somos impactados o dia todo por mensagens, ebooks para download, banners nas redes sociais, ponto de ônibus, e até no elevador. Com isso, as oportunidades de uma comunicação direta, frente a frente com seu público-alvo passa a ser uma enorme chance. Cada dia mais, uma boa apresentação criativa ganha espaço na vida dos executivos e empresários como sua única chance de fechar bons negócios.
Então, nem é preciso comentar que todo executivo, vendedor ou empresário esteja completamente preparado para converter essas chances, certo? Deveria ser assim, mas não é o que acontece. Não por descaso, mas porque muitas vezes esses profissionais não sabem como criar uma apresentação criativa que gere resultados.
Uma apresentação criativa pode assumir diversas formas. A criatividade na comunicação pode se comportar de maneira inusitadas, e descobrir qual é a melhor para a sua apresentação é primordial. Pode-se investir em planejamento, roteiro, design (fazemos tudo isso aqui na MonkeyBusiness) e também em recursos narrativos que podem realmente mudar suas perspectivas com o material.
Um dos recursos mais utilizados nesse caso vem de uma teoria de comunicação de Simon Sinek, conhecida como Golden Circle: nela, ele defende que sua apresentação criativa deve se focar no porquê você faz algo, e não o que você faz. Ou seja, coloque propósito na sua argumentação.
Mas cuidado: sua resposta nunca pode ser “fazemos tal coisa porque queremos ganhar dinheiro”. Esse tipo de resposta traz um efeito contrário à teoria do propósito, e ao invés de te aproximar emocionalmente da audiência, vai te afastar. É claro que o plano de qualquer apresentação comercial é ganhar dinheiro; e por isso não precisa ser ressaltado.
Portanto, a resposta à pergunta “Por quê?” Deve ser outra. Deve empregar significado e propósito ao que você se propõe a fazer: paixão. Vontade. As melhores respostas contêm uma crença. Um desejo sincero de fazer algo grande, significativo e atraente. Dados informam, mas a paixão engaja e conecta emocionalmente uma plateia à sua apresentação criativa. E as emoções nos fazem tomar decisões.
Não se esqueça de falar sobre “porque isso importa para você e sua empresa” na sua apresentação. “Por que?” não é uma pergunta difícil de se responder. Mas é extremamente complicada de responder de coração, considerando paixões e propósito: ainda mais no mundo corporativo, onde fomos treinados a esquecer as emoções e nos importar com os números.
O público busca um propósito. Não apenas um parceiro ou fornecedor. Se você precisa impactar a sua audiência com uma apresentação criativa, conte com a MonkeyBusiness. Somos uma agência de apresentações especializada em resultados. Criamos apresentações e vídeos através da técnica do Motion Design: com muito mais animações, roteiro e engajamento. Estamos prontos para criar a sua apresentação criativa.
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