Uma mensagem mal escrita pode prejudicar sua imagem dentro da empresa. Aprenda como melhorar seu texto com o professor Diogo Arrais:
Imagine que seu chefe leia o seguinte trecho, exposto em uma palestra ou em um e-mail:
“No caso de que apenas as Empresas ingerisse os assuntos de ordem privada, ainda assim quem se encarregaria de ver cumprido os interesses da população?”
Além dos desvios gramaticais e da inadequação semântica, é inevitável que a imagem do colaborador fique arranhada. Não é questão de preconceito, mas sim de produtividade.
Com a reescritura adequada à Língua Padrão e a devida seleção vocabular, alcança-se mais precisão no teor da mensagem:
“Se as Empresas gerissem apenas os assuntos de ordem privada, quem se encarregaria de ver os interesses da população cumpridos? Somente o Governo, sem quaisquer Empresas?”
À situação de condição, os conectivos podem ser “no caso de”, “se”, “caso”, “desde que” e tantos outros.
Dada a devida atenção à concordância entre “as Empresas” e o verbo “gerir”, é preciso também destacar a colocação pronominal antes do verbo “encarregar”.
Por mais que o futuro do pretérito e o futuro do presente, do modo indicativo, indiquem a mesóclise “encarregar-se-ia”, o termo “quem” determina que “se” venha antes do verbo. Palavras indefinidas, negativas, indicam os oblíquos átonos antes do verbo.
Esta concordância é muito importante na mensagem: “os interesses da população cumpridos”, no masculino e no plural.
Com o avanço das Mídias Sociais, com o aumento das entrevistas por vídeo no mundo corporativo, é preciso dar muita atenção à imagem pessoal e ao conhecimento gramatical. Ser estrategista – no falar e no escrever bem – é minimizar (e até mesmo extinguir) quaisquer crises.
Como diz o executivo e palestrante Edgar Ueda:
“Um profissional nexialista (qualidade do inquieto e curioso) destaca-se em tudo o que faz.”
Esse ser nexialista, alguém corajoso e criativo, tem cuidado no uso das palavras.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.