O ambiente de trabalho evolui gradativamente com o passar dos anos. A partir desse processo, os estudos sobre a trajetória do trabalho são cada vez mais aprofundados, objetivando entender os diversos aspectos sociais e humanos que existem nas organizações. Inúmeras pessoas de diferentes gerações ocupam diversas funções nas empresas, as quais apresentam características distintas, ocasionando conflitos.
Os conflitos dentro do ambiente de trabalho podem ser gerados por pessoas de diferentes níveis ou não, criando, assim, competitividade entre os mesmos. As divergências entre gerações nada mais são que conflitos entre diferentes faixas etárias, classificados por gerações.
Há algum tempo, as pessoas eram admitidas em uma empresa e se realizavam satisfatoriamente em suas tarefas, passavam a ter um emprego estável e, em muitos casos, permaneciam trabalhando na mesma empresa até a aposentadoria. Hoje em dia, a situação em algumas organizações é totalmente diferente, não havendo mais a estabilidade procurada pelas gerações mais velhas.
Para chegar até esse estágio, diversas gerações foram identificadas e profundamente estudadas para que ferramentas e modelos de gestão fossem criados para ajudar a garantir a harmonia entre as diversas gerações que constituem as empresas.
Atualmente, as empresas estão sendo dirigidas em sua grande maioria pela geração X (1960 a 1979), que tem por características principais, serem inconformados, mas com prudência. Os integrantes dessa geração promoveram grandes mudanças dentro da própria casa, começaram a ser donos dos seus quartos e de suas individualidades. Foram influenciados pelo avanço do marketing e da publicidade, tanto no universo corporativo, quanto no entretenimento, além do início das inovações tecnológicas, que possibilitaram agilidade nas atividades diárias, mas sempre mantendo um bom nível de conservadorismo, típico da geração dos seus pais.
Porém a geração Y (1980 a 1995), também conhecida como a geração do milênio ou da internet vem tendo um papel muito grande na modernização das empresas. Conforme o escritor, Melo, R. L (Características profissionais das diversas gerações – 2010), essa geração é comprovadamente a mais inteligente. Usa mais a capacidade cerebral que as outras e possui uma postura relacional bem informal, gerando um poder de convencimento diferenciado. Chegaram ao mercado já melhor preparados em função do surgimento de novas faculdades e vivenciaram o nascimento da internet, ainda muito jovens.
No ambiente organizacional, os membros dessa geração se preocupam mais com suas próprias carreiras do que com o bom funcionamento das organizações, são impacientes para esperarem oportunidades relativas às promoções. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimento profissional.
Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de alta tecnologia, não usados nas outras gerações. Quanto à aprendizagem, tendem a valorizar a prática para aprender; preferem aprender em networks e em grupos, de forma colaborativa; gostam de utilizar tecnologia para aprender; e questionam com frequência. Como possuem uma visão muito mais generalista, tomam decisões assertivas, mas em diversas situações, precipitadas.
Na divergência de visões entre essas gerações, está o maior motivo de conflitos que geram fraquezas dentro das empresas, porém numa visão mais especifica, também as maiores oportunidades e maior Fortaleza. A geração X possui a maturidade e conservadorismo necessário para tomar decisões pertinentes ao negócio e, a geração Y tem a coragem e a visão mais técnica e de futuro para modernização da empresa e criação de novas alternativas competitivas de negócios.
Empresas vitoriosas e centenárias como a Coca Cola, hoje possuem em seu quadro de funcionários, um misto das gerações, mas aplicando de forma muito transparente o papel de cada uma. A geração Y contribuiu para implantar uma roupagem mais moderna, fazendo com que seus produtos acompanhassem a evolução do mercado e, a geração X, manteve seus pés no chão para que os riscos da transformação fossem mitigados e a navegação continuasse dentro da sua rota de objetivos. Para termos o entendimento da evolução, segundo o próprio site mundial da companhia, em 1992, por exemplo, no Brasil eram consumidos 19,6 litros por habitante por ano e em 2012 esse número era de 57,8 litros, alcançando um incrível crescimento de mais de 325% no período. O maior mérito dessa evolução, é creditado a nova roupagem e linguagem mais próxima com o consumidor.
A mesma visão, podemos identificar em empresas criadas por jovens visionários da geração Y. O facebook, por exemplo, é presidida por um jovem e mantem em sua linha de criação, apenas geração Y e agora também a chegada da geração Z, que possui uma visão extremamente moderna na forma de se portar e se relacionar, porém grandes executivos com anos de estrada foram contratados e alocados em posições de diretorias estratégicas, para que os jovens acelerem ao máximo, mas com o direcionamento e a maturidade de executivos da geração X com larga experiência em tomada de decisão.
Não dá para eleger uma geração como sendo melhor que a outra. Cada uma teve papel importante na evolução do mercado para chegarmos nos dias atuais e, a junção delas de forma inteligente, forma uma parceria perfeita para manter um negócio competitivo, com ímpeto de modernização, mas com alicerces de conservação bem fundados.
Cabe às empresas, terem o entendimento, que é possível manter um ambiente harmônico com mais de uma geração em atuação e, preparar seus líderes para terem a habilidade necessária para administrar conflitos de forma positiva, tirando de cada geração o melhor para o negócio.
Para o bem do mercado e das empresas, divergências de ideias sempre existirão. Elas são extremamente saudáveis quando bem administradas para que visões diferentes não se transformem em conflitos que ameacem o ambiente da companhia. Ideias distintas ajudam a aprimorar produtos, facilitam uma visão mais ampla do cenário.
Concluindo, então, que sempre existirá mais de uma geração no mesmo ambiente corporativo, é muito importante que as empresas garantam que sua missão esteja totalmente disseminada. Dentro do ambiente corporativo, ideias divergentes são muito bem vindas, mas jamais entendimento distinto da missão e visão de futuro da empresa. Garantindo isso, se alcança a coragem necessária para as transformações que os mais jovens trazem, mas com a prudência necessária para tomadas de decisões que os mais experientes carregam.
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Nova visão mercadológica sobre os perfis no ramo de vendas.
Que leitura agradável, de grande conhecimento!
Uma riqueza de informações atuais. Cada geração nos trás uma aprendizado.