Nov
04

A psicologia das cores nas apresentações

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Monkey Business
03 de novembro de 2014 - 18:03

A-psicologia-das-cores-nas-apresentacoes-televendas-cobranca

A visão é o sentido que mais rapidamente conduz a informação até o cérebro e uma cor é diretamente assimilada através da visão.

A escolha da cor deve ser bem pensada, pois é elemento de estímulo imediato que provocará reações diferentes em seu público, tanto de forma negativa como positiva. Exatamente como uma apresentação, que pode surpreender positivamente o espectador, como pode causar estranheza ou impacto negativo.

A psicologia das cores mostra que uma cor influencia o estado psicológico dos seres humanos de diversas maneiras. Veja abaixo alguns exemplos de como uma cor pode afetar o emocional:

Branco: purificador, perfeição, pureza, humildade, limpeza, claridade, inocência, paz, simplicidade.

Amarelo: concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte.

Vermelho: paixão, entusiasmo, agressividade, força, energia, amor, perigo, fogo, raiva.

Azul: harmonia, confidência, austeridade, tecnologia, paciência, serenidade.

Verde: esperança, cura, natureza, juventude, boa sorte.

Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo.

A publicidade utiliza combinações e variações de cores para potencializar o sentimento que ela transmite, como o azul e branco, por exemplo, que traz a sensação de segurança e estabilidade do produto, ou o vermelho com amarelo, que possui uma sensação estimulante.

Assim como na publicidade, você deve pensar na sua apresentação como uma peça de estímulo imediato, afinal, o propósito dela é impactar de alguma maneira o seu público espectador: use as cores ou combinações com sabedoria, sempre pensando no conteúdo que você está elaborando, na mensagem que deseja passar ou qual é o tipo de público que receberá essa informação.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: