A visão é o sentido que mais rapidamente conduz a informação até o cérebro e uma cor é diretamente assimilada através da visão.
A escolha da cor deve ser bem pensada, pois é elemento de estímulo imediato que provocará reações diferentes em seu público, tanto de forma negativa como positiva. Exatamente como uma apresentação, que pode surpreender positivamente o espectador, como pode causar estranheza ou impacto negativo.
A psicologia das cores mostra que uma cor influencia o estado psicológico dos seres humanos de diversas maneiras. Veja abaixo alguns exemplos de como uma cor pode afetar o emocional:
Branco: purificador, perfeição, pureza, humildade, limpeza, claridade, inocência, paz, simplicidade.
Amarelo: concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte.
Vermelho: paixão, entusiasmo, agressividade, força, energia, amor, perigo, fogo, raiva.
Azul: harmonia, confidência, austeridade, tecnologia, paciência, serenidade.
Verde: esperança, cura, natureza, juventude, boa sorte.
Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo.
A publicidade utiliza combinações e variações de cores para potencializar o sentimento que ela transmite, como o azul e branco, por exemplo, que traz a sensação de segurança e estabilidade do produto, ou o vermelho com amarelo, que possui uma sensação estimulante.
Assim como na publicidade, você deve pensar na sua apresentação como uma peça de estímulo imediato, afinal, o propósito dela é impactar de alguma maneira o seu público espectador: use as cores ou combinações com sabedoria, sempre pensando no conteúdo que você está elaborando, na mensagem que deseja passar ou qual é o tipo de público que receberá essa informação.
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