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05 de setembro de 2017 - 18:03

A-importancia-dos-materiais-impressos-em-epoca-de-internet-e-midias-sociais-televendas-cobranca

Por: Mariana Melissa

“O mundo virou digital!”, “O fim das revistas e jornais impressos está chegando!”, “Se sua empresa não está na internet, ela não existe!”.

Frases como essas são ditas o tempo todo, algumas até fazem sentido, mas muitas vezes as ouvimos repetidamente por pessoas que possuem apenas uma visão micro da nossa atual situação de mercado.

De fato, o digital veio para ficar e revolucionar o comportamento de pessoas e empresas, porém o que deve ser levado em conta é que um mundo todinho “físico” ainda existe (acredite, ele ainda existirá por muito tempo) e uma imensidão de recursos fora da esfera virtual está aí para suprir a necessidade das empresas quando estão fora das telas e conexões cibernéticas.

Você já deve saber que nem só de mídias sociais vive a comunicação de uma empresa. Para que lado sua empresa corre quando precisa se comunicar com um público que não está conectado, ou até mesmo em um momento onde é mais importante a interação pessoal do que os “likes” e “share’s”?

Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação por materiais impressos não é antônimo da comunicação digital. Essas duas vertentes são perfeitamente complementares e, quando bem trabalhadas, são capazes de fortalecer a voz de uma marca de forma unificada e madura.

Onde os materiais impressos fazem a diferença?

Feiras

Dentro de uma feira estão diversos expositores querendo apresentar suas marcas aos participantes presentes. Muitas vezes esse é o primeiro contato que o “possível-futuro-consumidor” está tendo com a marca. Nesse primeiro encontro é importante que o visitante do seu stand saia com algo em mãos que o faça recordar futuramente sobre o que conversaram e como essa marca poderá ajudá-lo. Utilizar folders mais completos, folhetos promocionais e até mesmo alguns brindes que façam parte do universo da sua marca, contribuem para o fortalecimento da imagem que a sua comunicação deseja transmitir e até mesmo para que um novo contato seja feito.

Networking

Em um café inspirador, em uma reunião de negócios, em uma feira de eventos, em um curso sobre algum tema da sua área de interesse. O networking pode acontecer a qualquer momento, basta estar aberto para isso.

Você pode estar em uma roda de conversa despretensiosa e descobrir que a empresa que uma das pessoas ali presentes trabalha está precisando exatamente do que você faz. Você começa a explicar suas habilidades sobre o assunto, ela começa a se interessar pelo seu trabalho e lhe pede seus contatos para repassar aos superiores do setor. Vamos combinar que uma mensagem via WhatsApp não é o meio mais adequado para se apresentar profissionalmente. O bom e velho cartão de visitas ainda supre muito bem sua função de apresentar sucintamente o profissional, sua principal habilidade e seus contatos. O mundo pode ficar cada vez mais digital, mas você deve estar preparado para o que cada situação exigir.

Reuniões de negócios

Entrar em uma reunião de negócios apenas com uma apresentação digital nem sempre é a alternativa mais vantajosa. Alguns materiais impressos com os principais pontos a serem apresentados facilitam no momento em que o comprador estiver estudando as propostas que lhes foram feitas – por você e pelo concorrente.

A ideia não é encher a mesa do possível-futuro-cliente com milhares de papeis, isso pode confundi-lo ainda mais. Utilize uma comunicação clara e direta em materiais criativos e que chamem a atenção (positivamente) de quem irá tomar a decisão de contratá-lo ou não.

Apresentações internas

Você precisa apresentar um novo projeto para todos os colaboradores da empresa, mas teme que o conteúdo não seja absorvido como um todo? Utilizar materiais impressos para ambientar o espaço com conceitos importantes da apresentação pode ser uma boa alternativa. Bexigas personalizadas com pontos chave da apresentação, banners, cartazes e até revistas, além de um material autoexplicativo que poderá ser levado para casa, podem facilitar a absorção do conteúdo apresentado. Utilize recursos visuais e palpáveis para que sua apresentação interna não seja apenas um evento, mas sim um momento importante para compartilhar informações necessárias.

Encontrar fornecedores gráficos para esses objetivos nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, hoje em dia é possível contar com gráficas online que oferecem um diversificado portfólio em produtos impressos e que atendem muito bem esse tipo de necessidade. A Printi, por exemplo, trabalha com um modelo inovador de gráfica no país, utilizando ferramentas do setor de Web2Print para simplificar e agilizar o complexo processo de encomenda de impressos personalizados.

O modelo de trabalho que a gráfica online segue é mais uma prova de que o digital e o impresso podem trabalhar muito bem juntos, deixando a ideia de que para trabalhar digitalmente é preciso extinguir o off-line, sendo que, as empresas que sabem aproveitar bem essa união, conseguem criar um universo de marca cada mais vez mais unificado, fortalecido e consistente.

 

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