Atualmente, segundo os índices econômicos, vivemos um momento de retração no mercado. A insegurança está instalada e isso preocupa todos os cidadãos de bom senso, porém, também sabemos que nestes momentos criamos ferramentas e desenvolvemos ações e hábitos que futuramente transformam, ou pelo menos nos ajudam a transformar toda essa crise em oportunidades.
Recentemente eu e minha equipe estávamos em uma reunião com um de nossos clientes. Num dado momento, o cliente disse exatamente o que está escrito no parágrafo anterior, que nos momentos de “crise” surgem as melhores oportunidades. Concordo com essa afirmação em gênero, número e grau. Considero-me um otimista por essência e procuro analisar todos os problemas, buscando uma solução e não achando que tudo está perdido. Sempre que olhamos por esse prisma, parece que os problemas tornam-se um pouco menores. É claro que temos que ter uma grande dose de realidade em nossa visão, pois é notório que o otimismo das pessoas não pode beirar a irresponsabilidade e levar tudo ao extremo, às vezes colocando tudo a perder.
Nesses momentos, é necessário uma grande reflexão, análise do nosso negócio e ponderar quais as ações mais assertivas e importantes a serem tomadas, ou seja, definir estratégias, mas principalmente colocar as prioridades nesse planejamento. Sabemos da importância dos nossos clientes e dessa forma devemos investir foco total do nosso negócio nos maiores patrimônios da empresa, que são as pessoas e os clientes. Se nos bons momentos já é difícil conquistar novos clientes, imagine agora com todos os especialistas dizendo que o momento está ruim, que tudo está tendo seus preços remarcados e todos esses escândalos “pipocando” pelo país. Olhando por esse ângulo, parece que o caos está instaurado e realmente está, mas a decisão de deixarmos esse clima abater sobre a nossa empresa ou “arregaçarmos as mangas” e tentar mudar essa tendência cabe a nós. É de extrema importância elencarmos as prioridades, pois na crise não podemos nos dar ao luxo de errar o alvo. O comprometimento de todos os envolvidos na cadeia de produção torna-se essencial para o sucesso ou não do nosso negócio.
Reter os clientes quando estamos em crise, além de ter a mesma importância de outros tempos, é essencial. A grande diferença dos momentos de crise e dos momentos bons da economia é que nossa margem para erros diminui substancialmente e então manter os clientes já conquistados deve ter prioridade zero em nosso planejamento, pois nesse clima que prevalece no mercado tudo o que não queremos é diminuir o nosso share.
Nesse âmbito, é necessário que todos tenham o mesmo pensamento. Que nossa energia seja focada para a solução de todos os problemas e tenha como resultado o encantamento dos clientes e sua manutenção, ganhar mercado, conquistar novos clientes e, consequentemente, aumentar nossas carteiras.
Nossa equipe e nossos parceiros comerciais são elos importantes nessa fase, pois sabemos o quanto é difícil selecionarmos os melhores do mercado e principalmente aqueles que também compartilham conosco dessa visão.
O grande legado que fica após a passagem desse período (sim, acreditamos que essa fase passará em breve) é que aprendemos a diminuir os erros em nosso planejamento e também a maximizar os resultados das nossas ações. Todos que conseguirem fazer a lição de casa de forma correta passarão com louvor nos exames finais e terão a certeza de ficarem acima da média do mercado. Sempre, após as tempestades, vem a bonança!!!
Edemilson Koji Motoda – Diretor do Grupo KSL
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