Dec
15

A etiqueta do mundo dos negócios em 12 países

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
14 de dezembro de 2016 - 18:02

A-etiqueta-do-mundo-dos-negocios-em-12-paises-televendas-cobranca

Por: Claudia Gasparini

Você sabia que sorrir apenas por educação é visto como sinal de falsidade na Rússia? Ou que você deve pegar a comida apenas com a mão direita num almoço profissional na Índia?

Se você pretende fazer networking ou fechar negócios com estrangeiros, é bom dominar o básico sobre a etiqueta empresarial fora do Brasil.

Segue abaixo as regras de comportamento mais comuns em 12 países quando o assunto é trabalho. As informações são da agência de viagens britânica CT Business Travel.

Canadá

Em encontros de negócios, os canadenses costumam se vestir formalmente e chamar os participantes pelo primeiro nome.

Antes de reuniões, não é comum conversar sobre outros assuntos. Interromper quem está falando também garante olhares de reprovação.

Estados Unidos

Como os canadenses, os norte-americanos não gostam de tratar parceiros de negócios pelo sobrenome. Lá, Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, por exemplo, não seria chamado de Mr. Zuckerberg, mas apenas de Mark.

Além disso, há relativa flexibilidade quando o assunto é a formalidade das roupas. Numa reunião, é preciso evitar interrupções, mas há um certo espaço para falar sobre amenidades antes de começar a negociação.

Índia

Além do aperto de mão, é habitual cumprimentar a outra pessoa com o “namastê”, aquele típico cumprimento indiano feito com as mãos unidas. A deferência e o respeito também são necessários na hora de entregar o cartão de visitas.

Em almoços e jantares de negócios, a etiqueta manda pegar a comida apenas com a mão direita.

Japão

Como na Índia, a regra é entregar o seu cartão profissional com suavidade e gentileza – uma característica também presente no aperto de mão japonês.

O código de vestimenta é sempre formal e o estilo de comunicação tende a ser indireto. Enquanto uma pessoa fala, interrupções não são permitidas.

Alemanha

Alemães costumam ser extremamente diretos em sua comunicação profissional, até o ponto de “assustarem” os latinos com sua objetividade.

Se a reunião tem um programa, é preciso segui-lo à risca. As formas de tratamento e as roupas são sempre formais.

França

Em situações profissionais, franceses se tratam pelo sobrenome e adotam um código de vestimenta formal.

Não é habitual conversar sobre assuntos mais leves antes de uma reunião: o esperado é que você vá direto ao ponto. Por outro lado, interromper uma pessoa que está falando não é considerado falta de educação.

Espanha

A preferência nacional é por apertos de mão fortes e roupas formais. Além disso, o estilo de comunicação do espanhol é menos direto do que o de outros europeus.

É perfeitamente natural conversar sobre amenidades e fugir da pauta original das reuniões.

Rússia

Sorrir em situações sociais, por educação, é visto como sinal de falsidade pelos russos. O cumprimento típico é um aperto de mão forte.

É preciso tratar parceiros de negócios pelo sobrenome e ir direto ao ponto nas reuniões. O código de vestimenta é sempre formal.

Hong Kong

Como em outros países asiáticos, o mais comum é tratar parceiros de negócios por formas de tratamento formais, como “senhor” e “senhora”. É rude aplicar força no aperto de mão.

Interrupções não são bem vistas e é preciso respeitar a programação das reuniões. Por outro lado, é habitual começar a conversa com um bate-papo mais informal.

Israel

Os israelenses tratam seus parceiros de negócio pelo sobrenome, e entregam seus cartões de visita de forma mais solene e respeitosa do que no Brasil.

As roupas tendem a ser casuais e as interrupções à fala do outro são aceitas. Uma curiosidade sobre o calendário de Israel: a semana comercial vai de domingo a quinta-feira.

Suécia

Os suecos preferem roupas casuais e estão habituados a chamar outros profissionais pelo primeiro nome. Seu estilo de comunicação é direto, sem rodeios, e “cortar” a fala do outro é considerado grosseiro.

Não é incomum quebrar o gelo com assuntos mais leves, mas há um limite. Se há uma programação para a reunião, é preciso segui-la.

Austrália

Embora prefiram roupas formais, os australianos se tratam casualmente, pelo primeiro nome.

O estilo de comunicação, normalmente, é bastante direto. Falar sobre amenidades antes das reuniões é tolerado, mas sem exageros.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: