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9 dicas para gerenciar millennials

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
24 de julho de 2018 - 18:00

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Se não pode enfrentá-los, junte-se a eles. Saiba como tirar o melhor proveito da geração Y na sua empresa.

Por: Guido Stein

“Millennials têm muito o que dizer… e o resto de nós temos muito o que escutar”. Essa é a premissa de uma observação técnica de como supervisionar millennials no ambiente de trabalho. Essa é a geração que até 2025 irá compor 75% da população trabalhadora mundial. A seguir estão nove orientações para ajudar a adaptar as políticas de supervisão da sua organização aos traços particulares dessa geração, com ações e medidas concretas:

1 – Dê oportunidades de aprendizado e desenvolvimento

Millennials, especialmente os mais jovens – aqueles nascidos nos anos noventa –, cresceram numa cultura de imediatismo, rodeados de incentivo. Eles são impacientes, estão sempre atrás de novas experiências e eles prosperam em metas de curto prazo com resultados visíveis.

Portanto, supervisores precisam ajudá-los a identificar oportunidades para desenvolver novas habilidades. Por exemplo, supervisores podem prender a atenção dos millennials ao designar novos e diferentes projetos ou cargos temporários dentro da mesma empresa. Mais importante, eles querem ter a chance de “subir de nível”: eles são, ao final de contas, a geração do videogame.

2 – Ofereça um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional

Muitos millennials cresceram com pais em grande parte ausentes por conta do estresse do trabalho – e não querem passar pela mesma experiência. Especialistas em multitarefa, os jovens trabalhadores constantemente conectados de hoje esperam flexibilidade e autonomia em seu trabalho. Eles não querem estar presos a um expediente de oito horas no escritório: eles não compartilham a visão elevada das gerações anteriores de colaboração pessoal, ou maratonas de sessões de trabalho dentro dos confins de um escritório. Eles só se importam com os resultados.

3 – Dinheiro não é tudo

Não é que millennials não compreendam o valor do dinheiro; simplesmente não é a motivação primária deles. O que eles mais valorizam é a atratividade do próprio trabalho, mobilidade – tanto geográfica quanto entre atividades –, a oportunidade de conhecem pessoas e fazer contatos, e uma atmosfera relaxada. Eles amam poder “customizar” os pacotes de compensação com coisas como dias livres, horários flexíveis, trabalho à distância, descontos ou cupons. Apesar de suas motivações e objetivos profissionais diferirem daqueles de seus predecessores, millennials também são ambiciosos. Eles podem não aspirar ter muitos relatórios diretos ou um cargo específico, mas eles estão interessados em alcançar posições executivas em que eles possam ter um impacto no mundo.

Millennials são especialmente motivados por posições dinâmicas e interfuncionais. Eles também buscam empregos que permitam que eles estejam em contato e aprendam com pessoas interessantes, interagindo com outros profissionais e equipes. Por essa razão, seus trajetos profissionais devem oferecer uma grande variedade de experiências e não apenas promoções verticais na pirâmide empresarial.

Por fim, eles apreciam enormemente oportunidades para demonstrar seu potencial e capacidades para seus chefes – por exemplo, convites para se juntar ao comitê de supervisão ou ir a um evento informal com grandes executivos.

4 – Dê caminho para mais movimento

Millennials tomam decisões profissionais de forma mais autônoma do que seus predecessores. De forma geral, eles trabalham hoje pensando sobre a posição que terão amanhã: eles não esperarão indefinidamente até alcançar seus objetivos. E eles não terão medo de mudança. Se eles não puderem identificar uma proposta clara em seu trabalho, não enxergar oportunidades de desenvolvimento dentro da empresa, ter dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal, ou não tiver um bom relacionamento com seus superiores, eles buscarão uma forma de sair.

Para retê-los, é, portanto, recomendável planejar mais conversas sobre carreira frequentes (uma vez ao ano não é o suficiente) e ter entrevistas pessoais sobre saídas com o chefe da unidade. É muito importante entender o que não deu certo.

5 – Sejam mentores, não chefes

Millennials, infamemente, não têm respeito por estruturas tradicionais de autoridade. A educação deles foi muito mais relaxada e permissiva, então eles não reagem bem a protocolos rígidos ou manifestações de poder. Em vez disso, eles precisam de líderes que sejam acessíveis, para encorajá-los e orientá-los.

Supervisores devem tomar cuidado para evitar se colocar como exemplos ou flexibilizar a autoridade. Eles devem obter o respeito dos millennials através de seu prestígio profissional e consistência de suas ações, não através de algum senso inato de respeito por conta da hierarquia estabelecida ou obediência pela autoridade.

6 – Crie uma cultura empresarial forte

Funcionários millennials são mais atraídos por empresas com uma cultura forte e valores que estão alinhados com seus próprios ideais e estilo de vida. Eles precisam sentir que o que eles fazem é valioso e tem um significado muito além de fazer dinheiro. Eles são motivados ao fazerem parte de algo importante que afeta positivamente seu ambiente. Se a cultura da empresa não for consistente, eles logo irão perceber e reconsiderar seriamente se eles continuarão na organização.

7 – Reconheça sua necessidade por… reconhecimento

Uma das características mais distintas dessa geração é a necessidade de aprovação dos outros. Eles estão a um passo de estarem “viciados” em reconhecimento, o que eles não apenas esperam de seus superiores, mas também – e especialmente – de seus colegas. O trabalho deles é uma parte importante do dia-a-dia que eles compartilham bem descaradamente nas redes sociais. É uma outra ferramenta para transmitir a imagem que eles querem projetar de si.

8 – Pegue o bom com o ruim

A tendência deles de se promoverem e a habilidade natural de construir imagens e histórias a partir de suas próprias experiências pessoais e profissionais, tornou-os um forte veículo para marketing e comunicação. Para melhor e para pior, é claro. Pode ser muito eficaz identificar líderes sociais entre funcionários millennials e torná-los embaixadores da marca. Isso pode ser feito ao incluí-los nas atividades de branding ou grupos de foco interno, ao levá-los para feiras de trabalho, ou ao torná-los porta-vozes da rede social da empresa, por exemplo.

9 – Não desconecte os nativos digitais.

Millennials mais novos são muito adeptos à tecnologia. Facebook, Twitter e Instagram fazem parte de suas vidas diárias – e o trabalho também. Eles simplesmente não conseguem imaginar uma vida desconectada: tanto que 56% dos millennials recusariam um emprego que restringisse o acesso às redes sociais.

As empresas não devem impedir o uso de tecnologia e redes sociais. Na verdade, elas devem tirar proveito disso para ajudar a construir competência por toda a organização. Por exemplo, programas de mentoria inversos podem ajudar funcionários mais antigos a aprenderem as habilidades tecnológicas dos millennials. A avaliação das novas compras e desenvolvimentos tecnológicos também podem se beneficiar dessa geração experiente em tecnologia.

A chegada dos millennials na força-tarefa é um desafio, mas também uma oportunidade. Supervisores de gerações anteriores se beneficiarão em aprender mais sobre o mundo em que vivemos e para tomar melhores decisões adequadamente. Millennials estão aqui para ficar: vamos aproveitar ao máximo.

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