Por: Marco Franzolim
Para motivar é preciso se conectar emocionalmente com o público e engaja-los. Veja 8 dicas de como montar uma apresentação motivacional.
Falamos muito sobre apresentações de resultado. Resultado é quando o apresentador consegue alcançar o seu objetivo, que ele determinou antes até de começar a escrever a apresentação. Mas pense que, esse objetivo demanda ação da audiência. Quando se apresenta buscando um objetivo, na verdade buscamos uma reação. A plateia tem que agir. Uma ligação, investimento, uma mudança de atitude. Todos eles são objetivos que demandam ação.
Para gerar ação, é preciso motivar. Encontrar argumentos, histórias, alegorias que gerem motivação para o público. Existem 8 dicas para você criar uma apresentação motivacional:
Mostre entusiasmo com o conteúdo
Pense em criar para o impacto. Se você não está entusiasmado sobre o seu tema, seu público não vai ficar. Você deve “comprar” a apresentação antes. A audiência sempre considera uma apresentação através de seus argumentos e dados racionais, mas se motivam através de sentimentos. Se não houver sentimento, não haverá motivação.
Levante argumentos e coloque pesos neles
Quando você começa a escrever a sua apresentação, foque em chegar no seu objetivo pré-determinado. Coloque isso no topo de tudo, e através dele, vamos criar os argumentos. Crie no mínimo 3 argumentos que façam sentido para o objetivo. Coloque pesos neles, para você identificar quais os mais fracos e quais os mais fortes. Posicione-os de acordo com as forças. Você pode finalizar com o mais forte se quiser terminar motivando-os.
Aposte no início
A motivação deve começar já no seu primeiro slide. Pense em uma abertura forte, que se conecte rapidamente com os pensamentos do seu público-alvo e que gere emoção. Crie algo novo, criativo, que surpreenda a plateia.
Endosse
Se possível, todos os argumentos devem ser provados e endossados com números, histórias de sucesso, gráficos favoráveis. Lembre-se que os argumentos engajam, mas os endossos criam veracidade à sua apresentação e provam ao público que o que você propõe dá certo.
Slides Visuais
Apresentações motivacionais precisam de impacto. Ele tem a ver com a velocidade de leitura das informações nos slides. Se tiver muita informação, textos, etc, você não tem velocidade e perde o impacto. Imagens garantem velocidade de leitura. Aposte nelas.
Simpatia
Você precisa ser simpático. Fale em tom horizontal com a plateia, não como se fosse melhor do que eles. Sempre sorria e faça contato visual.
Ocupe o espaço físico
Ande pelo palco. Conquiste o local. Crie posicionamentos corretos onde em um ponto você questiona, em outro afirma, e em outro resume. O importante é dar ritmo aos seus slides com a movimentação do seu corpo.
Gesticule
Use as mãos para dar ênfases às informações. Essa prática traz vida e ritmo para a sua apresentação, e deixa ela mais próxima da plateia. Esse dinamismo garante a atenção e a tensão necessária para a transmissão de um tema motivacional.
Em toda apresentação crie conexão com as pessoas, compartilhando ideias, histórias, etc. Para motivar é preciso se conectar com as pessoas, então fique próximo. Não se robotize e pareça o mais “solto” possível.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.