Confira as dicas para fazer com que o seu CV apareça em meio a tantos outros
Por: Fernanda Bottoni
O currículo é a sua porta de entrada para qualquer empresa em que deseja trabalhar. Por isso, tomar alguns cuidados na hora de criar esse documento é a melhor estratégia para fazer com que ele se sobressaia entre os tantos outros que passarão pelos olhos do recrutador.
Para isso, é importante entender que o principal objetivo de qualquer currículo é deixar claro o conhecimento, a experiência e as realizações do profissional. “Esses devem ser os maiores destaques do documento”, afirma Karina Freitas, diretora de transição de carreira da STATO, empresa de recrutamento.
Veja a seguir os principais pontos que precisam estar destacados em, no máximo, duas páginas de um texto muito bem escrito seguindo esta estrutura:
1 – Dados pessoais.
São obrigatórios nome completo, e-mail e telefone. “Idade e estado civil podem estar nas informações complementares (item 7 do texto)”, afirma Karina. Número de documento e pretensão salarial, neste campo, nem pensar.
2 – Posição que deseja ocupar.
“A informação deve ser apresentada de forma objetiva”, diz Karina. Por exemplo: “executivo comercial” ou “executivo financeiro”.
3 – Resumo das qualificações.
Esse resumo deve estar em tópicos, com os conhecimentos e as principais realizações, sempre relacionados ao posicionamento desejado pelo profissional. “Deve-se evitar mencionar competências comportamentais, como ser ‘comunicativo’ ou ser ‘entusiasta’, entre outras, porque isso parece um autoelogio e não demonstra como você poderá contribuir com os resultados da empresa em que passará a atuar.”
4 – Histórico profissional
Este tópico deve estar em ordem cronológica decrescente, desta forma: nome da empresa, período em que atuou (utilizando a estrutura 00/00 de mês e ano), cargo e escopo (a quem se reporta ou reportava, número de pessoas na equipe e principais responsabilidades).
5 – Realizações
É importante, na sequência, destacar em tópicos duas ou três realizações que devem estar claramente descritas. O que você desenvolveu, como desenvolveu e quais os resultados que a realização trouxe para a organização sob vários aspectos. “Por exemplo: a elaboração da estratégia comercial e sua implementação no mercado externo que fizeram a empresa conquistar ou exportar para mercados em mais de 20 países”, explica Karina.
6 – Formação acadêmica e idiomas
Neste quesito, é importante caracterizar de fato em qual nível de desenvolvimento de um determinado idioma você está porque, se for entrevistado, possivelmente terá de comprovar a informação.
7 –Informações complementares
Neste campo você deve destacar o que é interessante e pertinente à vida profissional, mas que não se enquadrou nos campos anteriores: cursos relevantes (os que foram realizados há um período superior a 8 anos devem ser descartados), participação em comitês, entidades ou fóruns da sua área de atuação, atividades voluntárias, atividades paralelas à vida corporativa como professor, conselheiro ou consultor. Atenção: evite descrever hobbies, pretensão salarial e referências. “Estas informações serão solicitadas oportunamente pelo entrevistador”, finaliza a especialista.
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