Apr
12
11 de abril de 2016 - 18:00

6-truques-para-reter-a-atencao-da-plateia-numa-apresentacao-televendas-cobranca

Por: Claudia Gasparini

Não existe consenso científico sobre a duração média da atenção humana. Mas, se você já fez algumas apresentações ao longo da sua vida profissional, deve saber que seres humanos são muito distraídos.

Com base em sua própria experiência como palestrante, Susan Weinschenk, autora do livro “Apresentações brilhantes” (Editora Sextante), estima que conseguimos prestar atenção ininterrupta em outra pessoa na exígua janela temporal que vai de 7 a 10 minutos. Isso se o tema nos interessar, é claro – e só se o palestrante for bom.

A dura verdade é que, se o assunto e o apresentador forem entediantes, possivelmente o ouvinte desligará em 7 segundos, diz Susan.

Mesmo assim, ela garante que a façanha de reter olhos e ouvidos de uma plateia – mesmo com a tentação trazida pelos smartphones – não é irrealizável.

O segredo? Programar transições. “Você tem de encontrar uma maneira de fazer alterações a cada 7 minutos, pelo menos”, recomenda a autora.

A seguir, veja algumas sugestões de Susan para ter sucesso nessa empreitada:

1. Faça um pequeno intervalo

Se a sua palestra vai durar mais de uma hora, fazer uma pausa é obrigatório. Pode ser breve: cinco minutos bastam para arejar a cabeça da plateia.

2. Aposte em interação

Peça para as pessoas escreverem, desenharem ou participarem de alguma outra forma ativa da discussão. Propor pequenos exercícios de vez em quando acorda os sonolentos e ajuda a trazer interesse sobre o tema.

3. Faça perguntas

Questionar a plateia é uma forma de dinamizar a apresentação e, de quebra, interromper um pouco o seu discurso. “Se você levar um minuto fazendo a pergunta, isso servirá como intervalo”, escreve Susan.

4. Mude de posição

Pode parecer desimportante, mas ficar parado no mesmo lugar durante toda a apresentação atrapalha a concentração de quem está assistindo. “Fique num ponto por alguns minutos e depois mude de lugar e fale de lá”, recomenda a autora.

5. Mude de assunto

Mesmo que você tenha uma programação a cumprir, vale pensar em algumas variações temáticas ao longo da apresentação. Uma das formas de fazer isso é parar o seu discurso e dizer “Agora quero falar sobre algo bem diferente”.

6. Conte histórias

Seres humanos adoram narrativas. Por isso, Susan recomenda ilustrar o seu discurso com histórias curtas, interessantes e, claro, pertinentes ao assunto da sua exposição.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: