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02 de dezembro de 2018 - 14:00

6-maneiras-de-transformar-reunioes-chatas-em-inspiradoras-e-produtivas-televendas-cobranca

São nas famigeradas reuniões que a gente organiza ‘a casa’, debate estratégias e discute o planejamento. Ainda que fundamentais, esses encontros costumam ser vistos por muitos como um entrave. E, em muitos casos, são perda de tempo!

Colaboradores não gostam de parar suas atividades para conversar sobre o que funciona e o que não funciona em uma empresa. É assim nos mais variados setores de uma companhia, e não seria diferente entre a equipe de vendas.

Mas, existem maneiras de minimizar a antipatia e reunir a equipe para conversas relevantes e produtivas. E o desafio de tornar as reuniões menos chatas é sua, gerente de vendas!

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1) Para começar bem

Comece reuniões com disposição e discurso inspirador. Faça isso de maneira objetiva, sem rodeios. Isso causa um impacto inicial positivo. Você também pode pedir a um colaborador que faça as honras do encontro.

2) Sem “encher linguiça”

Não perca tempo com assuntos desnecessários e siga o cronograma de temas pré-definido.

3) A meta é a meta

Ao falar sobre metas, relate seu próprio desempenho para a equipe. Peça que os colaboradores façam o mesmo. Se houver alguém que não atingiu os objetivos, não provoque constrangimento, mas use isso de exemplo para mostrar ao grupo alternativas de como melhorar a performance.

4) Compartilhe vivências

Use cases pessoais, mas foque os relatos nas experiências profissionais, e não nas trajetórias individuais. Destaque histórias de sucesso narradas pelos colaboradores, estimulando o time a tomar notas daquilo que vale a pena ser lembrado e aplicado em outras situações.

5) Dê retorno

Faça com que os encontros abordem ensinamentos, não apenas relatos. Isso deixa as reuniões mais dinâmicas e interessantes para quem assiste. Estimule o compartilhamento de boas práticas, fale sobre possibilidades de aprimoramento e dê feedbacks. Aproveite também para elogiar quem merece.

6) Incentive e inspire

Demonstre apreço por seus colaboradores, converse com eles e mantenha o tom agregador. Isso vai estimular o grupo e fazer com reuniões pareçam menos enfadonhas.

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