O que separa os profissionais dos amadores quando o assunto é LinkedIn? Os primeiros não cometem certos erros. Saiba quais
O LinkedIn é uma maneira inteligente e eficaz de construir sua marca pessoal online. É sua chance de construir seu próprio marketing pessoal. Entretanto, muitas pessoas têm cometido erros e isso faz com que a sua rede social se torne prejudicial à sua imagem, cancelando as vantagens que um perfil profissional online pode lhe trazer.
1. Imediatismo
Você não pode correr atrás de fazer boas conexões somente quando estiver necessitando um novo trabalho. Seu perfil do LinkedIn deve ser construído. Não adianta conectar-se com todo mundo e, no dia seguinte, esperar que recrutadores encontrem você.
2. Profissionalismo
Você jamais pode se esquecer do intuito do LinkedIn. Ele é uma rede social profissional. Portanto, não poste nada que não seja relacionado a trabalho ou a conhecimento.
3. Você é genérico demais
Não adianta adicionar as pessoas com aquela mensagem automática do LinkedIn. Lembre-se de que, se esta pessoa não lhe conhece, ela quer, no mínimo, uma justificativa para se conectar com você. Portanto, comece uma conversa logo no pedido de conexão.
4. Você não lê
O LinkedIn não é uma rede social egocêntrica. É interessante que você compartilhe artigos curiosos, mas, primeiramente, é essencial saber o que as suas conexões compartilham, comentam, gostam, etc. Antes de postar algo, conheça sua audiência.
5. Você é apático
Você precisa compartilhar algo, interagir. É um erro, por si só, ser apático no LinkedIn. No entanto, como já dito, é preciso ter bom senso. Você não pode compartilhar qualquer coisa – lembre-se de que você não está no Facebook ou Twitter. É importante que o conteúdo agregue algum conhecimento às suas conexões e seja profissional.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.